CARPIL comemora 35 anos realizando a II Festa da Colheita
Palmeira dos Índios sediou neste domingo (31), na casa de Shows Aquárius Hall, uma programação em comemoração aos 35 anos da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL) com a realização da II Festa da Colheita, homenageando os parceiros.
A comemoração da cooperativa contou com a presença de cerca de mil agricultores cooperados, autoridades políticas, representantes e gestores de órgãos estaduais e parceiros.
Entre as autoridades presentes o presidente da Carpil, Luciano Monteiro; Givaldo Carimbão (Deputado Federal); Elizeu José Rêgo (Superintendente da CONAB/AL); Ademar de Almeida Lopes (Secretário Nacional de Reordenamento Agrário – MDA); Adriana Alves de Melo (Secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional); Adriano Augusto de Araújo Jorge (Diretor Presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas); Alay Correia de Amorim (Superintendente do Ministério da Agricultura de Alagoas);Oliveiro Torres Piancó (Prefeito de Igaci); Marcos André Gomes Medeiros (Secretário de Agricultura do Município de Igaci, além de Severino de Melo Araujo – Diretor Técnico do Programa e Projetos do ITERAL e instituições parceiras.
O evento contou também com exposição de produtos da colheita dos municípios que fazem parte área de atuação da Carpil através dos programas Carpil Leite, Carpil Mulher, Carpil Jovem, Carpil Aves, Fábrica Verde, e a Intercooperação Carpil/Coopavel, Sombra e Água Viva, Chamada de Assistência Técnica e “Água para Todos” que visa a verticalização agropecuária, respeitando as diretrizes da sustentabilidade.
Na sua fala, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, recordou a trajetória honrosa da cooperativa, lembrando de todos que contribuíram para o sucesso e manutenção da instituição, inclusive o diretor Antonio Carlos de São Pedro, que faleceu na semana passada. “Antonio Carlos foi um guerreiro, merece todas as homenagens por que muito contribuiu para o cooperativismo e associativismo”, disse Luciano Monteiro.
O presidente da cooperativa recebeu também, por intermédio do radialista Sérgio Tenório a Comenda “Valores da Nossa Terra”.
Emocionado por receber o reconhecimento, Monteiro falou da felicidade de poder, a frente da Carpil, testemunhar a mudança na qualidade de vida de muitas famílias de trabalhadores(as) rurais da região. “Ver o sucesso de uma agricultora apoiada pela Carpil nos enche de orgulho, pois é que isso aconteça que temos trabalhado nesses 35 anos”, completou o presidente.
Além das homenagens aos parceiros, a Carpil fez uma homenagem póstuma ao seu diretor Antonio Carlos de São Pedro.
Na ocasião um vídeo foi exibido no telão com a trajetória da Carpil e a homenagem, seguida de muita toada, lágrimas e aplausos para o diretor. “Esse momento está sendo muito importante para a Carpil, pelo fato de podermos propagar as nossas ações; agradeço grandemente ao vereador licenciado Júlio Cezar pelo apoio e sensibilidade em ter atendido nosso pedido para que o vídeo fosse exibido no seu telão de campanha”, explicou.
Após a solenidade, foi servido um churrasco aos presentes.
Foram parceiros deste evento a Pitú e Guarafrut.
Trajetória
Nesses 35 anos, a Carpil “Semeia Desenvolvimento” implantando projetos de Tecnologia Sociais voltados para o desenvolvimento sustentável como: a captação de água, recuperação de nascentes, quintais produtivos, tanques de piscicultura, entre outros.
Desenvolve ainda programas específicos voltados para jovens e mulheres rurais.
O programa para jovens proporciona, entre outras atividades, o intercambio da instituição com a COOPAVEL (PR), para que estes possam conhecer novas tecnologias e transferir o conhecimento adquirido. Para as mulheres são oferecidos cursos de artesanato, de produção orgânica e palestras – cujos temas são de interesse dessas agricultoras. Parte dessas ações é desenvolvidas em parceria com o Sebrae , Senar e sindicatos rurais.
A entidade apóia os agricultores familiares na produção de alimentos, beneficiamento e comercialização. Para isso, conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário. A entidade atua em todo estado e tem 1.700 cooperados.
Assessoria