Amazônia Brasileira fala da situação dos índios isolados

Sem títuloDando início à série de entrevistas especiais da Semana da Amazônia, o programa Amazônia Brasileira recebe, nesta terça-feira (02), o historiador e arqueólogo Marcos Vinícius Neves, que fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre os índios isolados do Brasil.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), existem, pelo menos, 77 grupos de índios isolados na parte brasileira da floresta amazônica. Muitos deles estão em risco de extinção devido à doenças trazidas por madeireiros que invadem suas terras, não levando em consideração a decisão dos índios de se manterem isolados das demais civilizações. Outros estão abandonando suas terras devido ao barulho e a poluição das obras de construção de hidrelétricas e exploração de petróleo próximas às suas aldeias.

Além disso, no mês passado, a FUNAI afirmou haver relatos de que índios isolados do Acre buscaram contato com outros indígenas por estarem sofrendo pressão e agressões, provavelmente de não-índios moradores do Peru, país que faz fronteira com o estado. A FUNAI ainda está investigando as causas dessa pressão e quem está por trás das agressões.

A partir deste tema, o historiador Marcos Vinícius explica aos ouvintes do programa Amazônia Brasileira a situação em que se encontram os índios isolados do país, hoje encontrados apenas na Amazônia, e que vivem constantes ameaças de invasões às suas aldeias. Ele fala, também, sobre que motivo que teriam os autores das agressões contra os índios isolados da região para fazer tal pressão, a ponto de fazer os indígenas que antes optavam pelo isolamento a procurar ajuda de outras etnias.

Ele nos conta, ainda, a história dos índios isolados, com toda a sua tradição, e revela como a Fundação Nacional do Índio (Funai) pode intervir para que as invasões às aldeias dos índios isolados não ocorram, além de outras formas de proteção aos indígenas, como previsto na política da entidade.

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A apresentação é de Beth Begonha.

 

 

Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *