Estudantes do Cepa entram no luta de combate ao tabagismo
Alunos das 11 escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) utilizaram de muita criatividade e desenvoltura para sensibilizar outros estudantes e também profissionais sobre os malefícios do uso do tabaco. Uma série de atividades como jogral, paródias, teatro de fantoches foram realizadas durante toda a sexta-feira (29), na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Dois estandes foram montados em frente à sede da CRE, com a participação de estudantes da liga acadêmica de oncologia da Uncisal, realizando serviços preventivos como aferição de pressão arterial, medição de perímetro abdominal, além do preenchimento do teste de Farsgetrom, o qual mede o grau de dependência ao tabaco. O público também recebeuorientações de vida saudável e até encaminhamentos para tratamento, se necessário.
A ação foi a culminância de projeto desenvolvido pelos estudantes para a disciplina de Ciências, onde, por duas semanas, os jovens pesquisaram sobre o cigarro e as consequências que a sua dependência provoca. “Percebemos que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo, impulsionados pela curiosidade e, por isso, decidimos promover este projeto para conscientizar os adolescentes acerca dos malefícios que este vício causa à saúde”, conta a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, informando que as ações preventivas junto à comunidade escolar terão continuidade.
A ação foi uma parceria entre a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav) da Secretaria de Estado da Educação e do ESporte (SEE) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a partir do Programa de Controle de Tabagismo.
Bons resultados
De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a ação faz parte do Projeto Saber Saúde e é uma estratégia do programa a fim de atingir o público estudantil por meio de metodologia e materiais específicos. “Esse ano alcançamos excelentes resultados e nossa intenção é que esta parceria com a 15ª CRE seja permanente. Acreditamos que, de forma sistematizada, promovendo uma conscientização da base, conseguiremos obter uma queda ainda maior no número de fumantes”, declara.
A coordenadora também ressaltou ainda a importância em atingir esse público, citando uma pesquisa nacional de saúde realizada pelo Ministério da Saúde e o IBGE sobre o percentual de jovens alagoanos fumantes. O estudo apontou que, em 2009, o percentual era de 18,5%, enquanto, em 2013, a mesma pesquisa apontou 6%. A técnica credita este resultado a ações preventivas como a promovida no Cepa.
O evento foi concluído no período da tarde quando os alunos assistiram à palestra “Tabagismo e doenças respiratórias”, ministrada pelos médicos Fernando Guimarães (pneumologista), Aliomar Lins ( cardiologista) e Aline di Carli (oncologista), com o objetivo de informar sobre os malefícios do cigarro, tornando-os multiplicadores junto aos familiares e os próprios colegas.
Agência Alagoas