Júlio Cezar se compromete a erradicar analfabetismo
O candidato do PSDB ao governo de Alagoas, Júlio Cezar, transformou-se no centro das atenções durante o primeiro debate com os governamentáveis, realizado na manhã desta terça-feira (26), em Maceió, pela Rádio CBN. O tucano apresentou como proposta para educação a erradicação do analfabetismo no estado.
“É importante atrair indústrias, colocar a polícia na rua, investir na saúde, mas nada é mais importante que erradicar o analfabetismo. Enquanto tiver um alagoano, onde quer que esteja, o governo tem obrigação de chamar esse jovem para escola. Porque as pessoas precisam de oportunidade. O Estado não pode subtrair o sonho de nenhum alagoano”, disparou, garantindo fechar a torneira que produz analfabetos nos próximos quatro anos.
Egresso da escola pública, Júlio Cezar defendeu ainda a realização de concurso público para contratação de professores que devem substituir os monitores que ainda estão nas salas de aula. “Não existe milagre para resolver educação, saúde e segurança. Tem gente vendendo sonhos por aí. Mas não se brinca com a esperança das pessoas. Não podemos discutir escola integral antes de recuperar essa rede que já existe. Reformamos 178 escolas. Hoje, temos 328. O meu compromisso é contratar 3 mil professores. Não abro mão do concurso público”, avalia.
Saúde
Questionado sobre o desafio que Alagoas e o Brasil enfrentam para oferecer saúde pública de qualidade para a população, Júlio Cezar afirmou que o grande problema dos estados e municípios é o financiamento por parte da União que nunca chega. “O governo federal brinca de fazer saúde e assiste de camarote os estados e municípios agonizarem. Isso é uma vergonha”, indigna-se.
Acrescentando que a bancada federal de Alagoas, que incluí Renan Filho (PMDB) e Benedito de Lira (PP), adversários do tucano neste pleito, precisa “acordar” e exigir da União maior financiamento para a saúde pública. “Os pobres não tem plano de saúde. O governo federal tem que colocar mais dinheiro na saúde. É preciso que os nossos 3 senadores e 9 deputados acordem. O problema da saúde é financiamento”, lança.
Considerações Finais
Durante sua última participação no debate, Júlio Cezar firma um pacto com a população para atrair mais 100 empreendimentos para o Estado, que garantirão mais emprego e oportunidade para a população. “Precisamos atrair mais 100 novos empreendimentos, para que esse estado, independentemente de partidos, tenha de onde tirar sua independência. Vamos encarar essa queda de braço com o Nordeste para que esse estado continue gerando emprego e renda. Essa é a única saída”.
“Não tem varinha mágica para transformar os indicadores de Alagoas. Não podemos deixar que pessoas como Paulo Sérgio da Silva, meu irmão, deixem Alagoas em busca de um sonho e continuem virando estatística em São Paulo. A oportunidade agora é aqui: Alagoas para alagoanos. Eu acredito muito na minha terra. Acredito muito no meu estado”, encerrou.
Assessoria