Candidatos ao governo debatem em rádio

images_cms-image-000389603Alagoas247 – Os candidatos ao cargo de governador de Alagoas participaram, na manhã desta terça-feira (26), de um debate promovido pela rádio CBN Maceió e intermediado pelo radialista França Moura. Os aspirantes ao cargo Renan Filho (PMDB), Benedito de Lira (PP), Júlio Cezar (PSDB), Mário Agra (PSOL) e Joathas Albuquerque (PTC) responderam a perguntas e falaram sobre propostas focadas em diversas áreas, como geração de emprego, saúde, educação, agricultura, desenvolvimento econômico e infraestrutura.

Renan Filho foi questionado por Joathas Albuquerque sobre o tema da infraestrutura, escolhido por meio de sorteio. Na ocasião, o candidato destacou que, como prefeito de Murici e deputado federal, pavimentou 50% da cidade e levou para o local a escola técnica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Fizemos muito por Alagoas. Viabilizamos recursos para a AL-101 Norte e investimos na construção de três centros de convenções, sendo um deles em Arapiraca. Além disso, como prefeito, aumentei em 100% o salário dos professores de Murici. Fiz o que pude pela cidade”, afirmou.

Após responder ao questionamento, Renan Filho escolheu Biu de Lira para falar sobre as estratégias a serem utilizadas por ele para dinamizar a economia e trazer indústrias para o Estado. Biu destacou que vai cuidar da geração de empregos e montar uma estrutura para os investidores.

“Terei que fazer uma revisão na lei de incentivos para ter segurança jurídica e poder investir em segurança pública e na educação, além de qualificar jovens para que eles tenham oportunidade no mercado produtivo”, destacou, ressaltando que o Estaleiro Eisa já deveria estar em funcionamento. Biu de Lira falou ainda que educação tem a ver com industrialização, porque necessita de qualificação profissional.

Sobre infraestrutura, Mário Agra disse que o atual governo agiu com lentidão, ressaltando como um dos motivos a alta dívida de Alagoas. “A dívida é muito alta no estado e essa realidade limita o desenvolvimento”, falou.

Para o candidato do PSOL, a alternativa para melhorar a crise no setor sucroalcooleiro é investir na plantação do eucalipto e na agricultura de uma forma geral. “Somos um estado com potencial para a bacia leiteira. Só não importamos coentro porque o ‘danado’ murcha logo, mas temos que investir na agricultura”, disse.

Para Joathas Albuquerque, o estado precisa investir urgentemente no setor produtivo para que possa reverter a queda do número de empregos formais registrada nos últimos anos em Alagoas. “Como governador, vou investir em cursos profissionalizantes e sentar com todo o setor produtivo”, destacou.

Joathas disse ainda que os secretários de Estado, no governo dele, serão especialistas nas áreas que vão atuar, pois precisam vivenciar e conhecer os problemas. “É assim que os problemas são resolvidos. O povo está cansado de discursos e programas bonitinhos. A política que está se desenvolvendo vai levar à guerra civil. É bom providenciar o passaporte porque ninguém vai querer ficar aqui”, disse.

Desafios

Sobre Turismo, Renan Filho afirmou que falta muito para incrementar o turismo em Alagoas. “O turismo depende de todas as áreas para impulsionar o setor. Fornecimento de água, manutenção de rodovias, investimento em educação e oferta de cursos profissionalizantes voltados para o turismo. Temos que criar condições para o setor, que é fundamental em Alagoas. É preciso priorizar o turismo”, destacou.

Durante o debate, o candidato Júlio Cezar disse que a saúde é um desafio para o governo e que o problema na área está diretamente relacionado ao financiamento. “A saúde é um gargalo do país. Apenas 3.6do PIB é destinado à pastas. Mas existem alguns pilares, como saúde básica e exames de média e alta complexidade que precisam de financiamento”, falou.

Sobre educação, Júlio Cezar afirmou que precisa reestruturar as escolas e que é preciso colocar as crianças na idade certa na escola. “A família também precisa acompanhar essas crianças. A escola dá o saber e, a família, os valores”, diz.

O candidato do PSDB disse ainda que tem o compromisso de atrair pelo menos mais de 100 empresas para Alagoas. “Só com investimentos é que se conseguirá desenvolver ainda mais a economia”, diz.

Renan Filho fez elogios ao governo federal, ressaltado que a estrutura de saúde que funciona em Alagoas é do governo federal. “No plano federal, o PMDB se orgulha de ter feito parte e fazer parte dos governos Lula e Dilma. Se você for olhar, tudo o que funciona em Alagoas é do governo federal. O estado fechaou a Santa Mônica e, se não existisse o HU, as mulheres iriam parir nas ruas”, pontuou.

O debate aconteceu nas dependências do Hotel Maceió Atlantic Suites, situado na orla de Maceió.

 

 

Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *