Comboio russo com ajuda humanitária cruza fronteira sem autorização de Kiev

2014-744564014-20140822073205119ap_20140822.jpgGLOBOKIEV — A Rússia ordenou nesta sexta-feira que um comboio de caminhões com ajuda humanitária se dirigisse ao Leste da Ucrânia aparentemente sem permissão do governo central de Kiev, aumentando o risco de um confronto direto com forças armadas ucranianas que lutam contra rebeldes pró-russos. O comboio não está sendo acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), um dos pontos acordados previamente entre Kiev e Moscou.

Uma testemunha da Reuters disse que cerca de 70 caminhões pintados de branco, parte de um comboio de cerca de 260 veículos que estavam esperando na fronteira por mais de uma semana, cruzaram a fronteira e seguiram em direção ao reduto rebelde de Luhansk escoltados por um pequeno número de combatentes separatistas.

Kiev e seus parceiros ocidentais expressaram preocupação de que o comboio, retido por disputas sobre as condições de sua passagem, conteúdo da carga e papel do CICV, pudesse ser usado como pretexto para uma intervenção militar direta da Rússia. Moscou classificou a acusação de absurda.

A Rússia já havia advertido que sua paciência estava esgotando com a demora na fronteira. O CICV confirmou nesta sexta-feira que seus representantes não estão acompanhando o comboio, pois não receberam “garantias de segurança suficientes”.

— Não fazemos parte do comboio de nenhuma maneira — disse à AFP a porta-voz do CICV Victoria Zotikova em Moscou, depois que uma pequena equipe de dirigentes do Comitê informou sobre intensos bombardeios durante a noite no reduto rebelde de Lugansk, leste da Ucrânia e para onde segue o comboio.

EXTRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *