Em setembro, Palmeira vira a capital alagoana do empreendedorismo

1Palmeira dos Índios se transformará na capital alagoana do empreendedorismo. Entre os dias 05 e 07 de setembro, o município receberá o Startup Weekend, uma competição mundialmente conhecida que já fomentou cerca de oito mil negócios pioneiros nos mais de 100 países onde foi realizada. O evento acontecerá nas dependências do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios, e deverá receber cerca de 120 jovens.

A proposta do Startup é, durante 54 horas, inspirar os participantes às boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. O evento começa com a apresentação das ideias para novas startups. Depois disso, times são formados entorno das ideias mais votadas pelos participantes. A partir de então, começa a corrida para a criação de startups e seus produtos minimamente viáveis em apenas três dias.

O comitê organizador do Startup é formado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, IFAL e Universidade Federal de Alagoas. Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento não é o número de startups lançadas, mas a aprendizagem através da criação, do desenvolvimento de relações mais profundas do que um evento de networking típico, ampliação da rede de contatos com potenciais co-fundadores, validação de ideias e experiências em um ambiente livre de risco.

Para isto, está criando um ambiente favorável ao empreendedorismo através de várias ações que estão sendo realizadas, como o programa Jovens Empreendedores em parceria com o SEBRAE, iniciado em duas escolas municipais; o programa Geração Empreendedora, em parceria com a UFAL e a Aliança Empreendedora; e a Sala do Empreendedor, inaugurada na última semana com o objetivo de apoiar e financiar estes jovens por meio de parcerias com a Desenvolve e demais agente financiadores.   Agora, com o Startup Weekend, mais atenção será voltada para esse segmento.

O evento é uma iniciativa da Up Global e conta com patrocinadores de peso, como o Google, Coca-cola e Amazon. Em Palmeira dos Índios será idealizado com apoio do Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Prefeitura Municipal e do Banco do Nordeste.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *