Vinte e sete mil estudantes participam de primeiro simulado para o Enem

largeMais de 27 mil estudantes da rede pública estadual participam nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) do primeiro simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em 181 escolas e dois centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na capital e no interior nos turnos matutino, vespertino e noturno.

 

A ação faz parte do Projeto Pré-Enem, parceria entre a rede pública estadual e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação) que promove um preparatório para o exame por meio de aulas via satélite três vezes por semana.

O simulado será totalmente presencial, totalizando 60 questões divididas em dois cadernos (um para cada dia) nas quatro áreas de conhecimento cobradas pelo Enem: no primeiro dia, será aplicada a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto, no segundo, serão entregues os cadernos de Matemática e Linguagens e Códigos. Os alunos terão uma hora e meia para responder aos testes.

 

De acordo com Tânia Almeida, coordenadora do Pré-Enem em Alagoas, além de familiarizar os alunos à metodologia do exame nacional, o simulado servirá para medir o seu nível de aprendizagem.

 

“Será o momento onde eles terão um contato inicial com a metodologia utilizada na prova e responderão a questões objetivas com cinco alternativas cada. Participarão do simulado todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio e também do EJA”, explica Tânia.

 

Cronograma – Após a aplicação das provas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) têm até o dia 29 para entregar os cartões de resposta à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). No dia 11 de setembro, a secretaria encaminha os cartões à Escola Satélite para leitura ótica e correção e, no dia 24 de setembro, o resultado do simulado será divulgado.

 

Outros dois simulados com a mesma sistemática serão aplicados em setembro e outubro, respectivamente, com 60 e 180 questões, sendo que o simulado de outubro também será acompanhado pela prova de Redação.

 

Formação para professores – Desde o último dia 12, o Pré-Enem também promove uma formação específica para os professores das escolas participantes do programa, contemplando as quatro áreas do conhecimento e redação. O objetivo é familiarizar os profissionais com a metodologia do projeto e orientá-los em relação aos eixos cognitivos da matriz de cada área, promovendo novas situações de aprendizagem junto aos alunos. A capacitação prossegue até o início de outubro, sendo realizada sempre no horário das 19h às 21h.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *