Falsa testemunha que enganou a Globo no acidente de Campos se desculpa
José Roberto Burnier, um dos repórteres da Globo que cobriu a morte de Eduardo Campos, em Santos, foi enganado por um dos entrevistados que estava no local da tragédia. O estivador Donizete Maguila Junior, em depoimento ao Jornal Hoje, afirmou ter reconhecido o corpo do presidenciável pelos olhos claros.
— Cheguei a abrir o olho dele, era verde. Eu não acreditei, fiquei estarrecido.
Burnier ficou surpreso com a resposta, tanto que chegou a repetir a pergunta. Mas tudo isso não passou de uma farsa. De acordo com informações oficiais, nenhuma vítima poderia ser identificada pois, com a explosão, todos os corpos ficaram dilacerados e carbonizados.
Dois dias após a tragédia e muito burburinho nas redes sociais, Donizete reconheceu que mentiu e reapareceu no Facebook pedindo desculpas. Na rede social, ele usou o perfil de um amigo para publicar em uma página de notícias chamada Vivendo em Santos um texto de arrependimento, em que diz que errou sem pensar nas consequências e pediu para que os posts relacionados à sua farsa fossem tirados do ar. Veja o texto dele na íntegra.
“Bom dia vivendo em santos meu nome e Donizete Junior estou nessa conta de um amigo p a minha foi bloqueada acontece q eu sou do caso da queda do avião em santos q deu entrevista no calor da emoção sem pensar nas consequências pessoal ae por favor o post denominado o “Premio de melhor ator”, já sofri tortura demais p causa desse episodio errei sim nas sem pensar nas consequências das minhas burras palavras estou sendo ameaçado e já ate sofri agressões e minha família tb apesar da minhas palavras caírem em descredito no momento peço pelo amor de deus q vcs retirem os postes q estão destruindo toda minha vida, a culpa foi totalmente minha com minha boca e compulsão inconsequente , mas já perdi meu emprego e moral total na cidade meu telefone e ************* vivo…. por favor tenho mo admiração p pagina de vcs ja sofri bastante pessoal. Obrigado me de essa chance eu suplico tira os postes já fui malhado demais, brigado e perdão p minha super burrici. ASS: Donizete Maguila Junior, estivador porto de santos.” [sic]
A Vivendo em Santos se manifestou afirmando que não removeria o conteúdo relacionado ao estivador e repudiou a ação de Donizete. Por telefone, Luiz Fernando Lobão, editor da página, contou ao R7 que o estivador é uma figura conhecida na cidade por ter “sempre a intenção de aparecer”.
— Eu vi esse senhor [Donizete] dando entrevista e reconheci o rosto dele. Logo fiquei com a pulga atrás da orelha. O Donizete já se envolveu em várias polêmicas locais, sempre com a intenção de aparecer. Ele disse que havia entrado no local dos escombros para salvar possíveis vítimas, mas estava totalmente limpo. A pergunta que fica é: Até que ponto o jornalismo está preparado para esse tipo de trolagem?
Fonte : R7