Ministro participa em Alagoas de debate sobre o Mais Médicos
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nesta segunda-feira (18), o Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde Para os Brasileiros”. O evento ocorrerá no auditório do Hotel Jatiúca, a partir das 8h, e contará com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas e autoridades municipais da área.
A ação faz parte de uma série de seminários realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públicos os primeiros impactos do programa na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa.
Segundo o Ministério da Saúde, em menos de um ano de programa, a presença dosmédicos já traz resultados positivos na assistência à população. Em todo o país, o número geral de consultas realizadas na Atenção Básica cresceu quase 35% no mesmo período – foram 5.972.908 em janeiro de 2014 contra 4.428.112 em janeiro de 2013.
Em abril deste ano, o governo federal já superou a meta de levar médicos para os municípios de todo o país que aderiram ao Programa Mais Médicos. Atualmente mais de 14 mil profissionais atuam em cerca de 4 mil cidades. A maioria (75%) dos médicos está em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDH-M baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade.
“Cidades que encontravam dificuldades em manter um profissional hoje podem contar com médicos provenientes do programa”, destacou a coordenadora do Programa MaisMédicos em Alagoas, Ivana Pita, informando que Alagoas conta com 186 médicos que atuam em 58 cidades.
A vinda do ministro da Saúde para o seminário foi uma das reivindicações da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago. Segundo a gestora, a expectativa dos secretários é apresentar o excelente desempenho do programa no Estado.
“Desde o início defendemos a implantação do Programa Mais Médicos em Alagoas, devido à necessidade dos municípios em ofertar serviços desses profissionais, especialmente em unidades de saúde descentralizadas e situadas em locais de difícil acesso, como as Zonas Rurais. Em um ano de implantação, já podemos dizer que a estratégia vem promovendo uma verdadeira transformação social nas comunidades que antes sofriam com a ausência do médico para atendimento e hoje já apresentam melhorias significativas nos indicadores de saúde”, avaliou.
Atenção básica
Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
Agência Alagoas