Pesquisa Eleitoral Alagoas
Mediante o mais recente levantamento realizado pelo Instituto Exatta encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação, divulgada dia 14 de agosto de 2014, Renan Filho lidera as intenções de voto para o Governo e Fernando Collor para o Senado.
Pesquisa para Governador de Alagoas
Na disputa pelo Governo, Renan Filho aparece em primeiro com 38% da preferência dos entrevistados, Benedito de Lira é o segundo com 22%, enquanto Mário Agra, Coronel Goulart, Luciano Balbino, Golbery Lessa e Joathas Albuquerque obtiveram 1% cada. Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos totalizaram 20% e os que ainda estão indecisos 16%.
Também foi testado um possível segundo turno entre os dois primeiros colocados, onde Renan Filho seria eleito com 48%, contra os 27% alcançados por Benedito de Lira. 16% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 10% ainda estão indecisos.
Pesquisa para Senador de Alagoas
Entre os candidatos que concorrem ao Senado, Fernando Collor aparece na frente com 39%, seguido de Heloísa Helena com 32% e Omar Coelho com 2%. Eduardo Magalhães, Marcos Aguiar, Coronel Brito e Elias Barros receberam 1%, enquanto Oldemberg Paranhos não atingiu a pontuação mínima de 1%, 14% não votariam em nenhum dos candidatos e 10% estão indecisos.
Pesquisa para Presidente da República em Alagoas
A pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 11 de agosto de 2014 com 1.200 entrevistados. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-AL sob o protocolo nº AL-0005/2014 e foi divulgada no site tnh1.ne10.uol.com.br.
De acordo com a última pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope, baseada no cenário político divulgado pelos principais meios de comunicação de Alagoas, divulgada pelo jornal “Gazeta de Alagoas” dia 01 de junho de 2014, e encomendada pelo diretório nacional do PMDB, mostra Renan Filho com 35% da preferência dos entrevistados para o Governo, com a possibilidade de vencer logo no primeiro turno.
Na corrida pela vaga no Senado, Fernando Collor lidera com 37% das intenções de voto.
Pesquisa para Governador de Alagoas
No cenário com quatro possíveis candidatos, Renan Filho lidera a disputa com 35% das intenções de voto, Benedito de Lira vem em seguida com 25%, Eduardo Tavares obteve 4% e Mário Agra 2%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 22% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 12%.
Na pergunta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Renan Filho aparece em primeiro com 6% das menções, empatado tecnicamente com Benedito de Lira que obteve 5%, Eduardo Tavares foi citado por 1%, enquanto outros candidatos foram mencionados por 6% dos entrevistados. 17% optaram pelo voto em branco ou nulo e 66% afirmaram que ainda não sabem em quem votar ou não responderam.
Também foi perguntado em quem o entrevistado não votaria de modo algum, com a oportunidade de escolher mais de um candidato. Benedito de Lira foi o candidato mais rejeitado com 33% das menções, Mário Agra aparece em segundo com 32%, seguido de Eduardo Tavares com 30% e Renan Filho com 26%. Os que declararam que poderiam votar em todos os candidatos totalizaram 4% e os que ainda estão indecisos ou não opinaram 24%.
Neste levantamento foi questionado ainda, qual dos candidatos apresentados os entrevistados acreditariam que venceria as eleições, independente da sua intenção de voto. 41% acreditam que Renan Filho ocupará a vaga de governador de Alagoas, Benedito de Lira foi mencionado por 25%, Eduardo Tavares por 2% e Mário Agra por 1%. Os que ainda se declararam indecisos totalizaram 32%.
Pesquisa para Senador de Alagoas
Na disputa pelo cargo de senador, Fernando Collor aparece na frente com 37% da preferência dos entrevistados, seguido de Heloísa Helena, mencionada por 27%. José Thomaz Nonô obteve 9% das citações, enquanto Alexandre Toledo foi mencionado por 6%. Os votos em branco ou nulo somaram 14% e aqueles que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 8%.
Quando não foi mostrado os nomes dos candidatos, Fernando Collor permanece na liderança com 8% das menções dos entrevistados, Heloísa Helena obteve 3%, enquanto José Thomas Nonô e Alexandre Toledo foram citados por 1% cada. 3% mencionaram os nomes de outros candidatos, 17% optaram pelos votos em branco ou nulo e 67% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.
Quando os entrevistados foram questionados em qual candidato não votariam da forma alguma, sendo permitido a escolha de mais de um candidato, Fernando Collor foi o mais rejeitado com 37% das menções, José Thomaz Nonô obteve 33%, Alexandre Toledo 31% e Heloísa Helena 26%. Os que afirmaram que poderia votar em todos os candidatos somaram 2% e os que ainda não sabem ou não opinaram 19%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março de 2014 com 812 entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalor de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-AL sob o protocolo nº AL-00004/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00135/2014, e foi divulgada nos sites gazetaweb.globo.com e ibope.com.br.
Eleições 2014