A playlist de Dilma Rousseff

20140726102955234456uEm meio a defesas do governo federal e críticas aos adversários, o Facebook oficial da presidente Dilma Rousseff, administrado pelo PT, encontrou espaço para desabafos, comemorações e até mesmo para a chamada “dor de cotovelo”. Vez por outra, a Fanpage da candidata à reeleição posta vídeos de músicas que refletem o momento político da petista ou dos que fazem a sua campanha. Em reserva, aliados garantem que a trilha sonora da página virtual nem sempre tem relação com a memória afetiva da presidente. Algumas composições são publicadas para manter uma ligação mais íntima com o militante que, além de sofrer as dores da labuta diária, também sofre dores de amor.

Com ou sem relação direta com a candidata, as melodias da Fanpage petista hora ou outra caem como uma luva para determinados momentos de sua vida pública. No último 23 de julho, por exemplo, os responsáveis pela página postaram Casinha Branca, na voz de Maria Bethânia, e um trecho da letra diz. “Eu tenho andado tão sozinho ultimamente/que nem vejo em minha frente/ nada que me dê prazer…”

Coincidência ou não, a composição musical foi postada um dia depois de o jornalista Ricardo Kotcho, ex-porta-voz do governo Lula, escrever que Dilma parecia “cada vez mais sozinha na estrada, com a campanha à reeleição mostrando rachaduras no governo, no partido e na base aliada”.

O Diario procurou integrantes do PT para falar sobre os vídeos musicais, mas ninguém revelou o nome dos que os postam no Facebook. Ainda é um mistério. Amiga de Dilma Rousseff há 16 anos, contudo, a presidente da Petrobras, Graça Foster, mostrou-se descontraída ao falar sobre o assunto com a reportagem por e-mail, de maneira informal e ligeira. Ela contou que a presidente gosta de cantarolar Lucy in The Sky with Diamonds, dos Beatles. “É a música favorita dela na coleção dos Beatles”, diz Foster, uma das mulheres mais poderosas do mundo, também conhecida entre os amigos pelo “rigor e sensibilidade”. “Ah, ela também gosta de cantar All you need is Love, do mesmo grupo”, acrescentou.

A presidente da Petrobras não falou especificamente sobre os temas musicais publicados na Fanpage, nem sobre temas espinhosos da política. Reforçou, no entanto, que Dilma adora música romântica, de MPB a rock internacional. E encontra, sempre que pode, um tempinho para cantar, seja em inglês ou em português. Inclusive Black do Black, de Amy Winehouse, esta última sem exageros. “Não é a preferida, mas ela gosta”, explicou.

“Uma outra música que ela escuta muito é do Gilberto Gil, chamada Drão. Gosta muito mesmo”, contou Graça Foster, referindo-se à obra que descreve “o amor da gente como um grão, uma semente uma ilusão”.

Graça Foster não deixou de citar o nome de Chico Buarque, além de Gil, lembrando os velhos tempos de militância e da ditadura militar, que Dilma combateu no passado. “Olho nos olhos…”, por exemplo, bem ao estilo da presidente, conhecida no meio político por encarar aliados e adversários olho no olho. Mas fez questão de lembrar de “Rosas”, interpretada por Ana Carolina.

Ressaltando os amores e as dores de cotovelo comuns aos mortais, também em alta na Fanpage de Dilma, Graça Foster lembrou de relance a música “Trocando em miúdos”, também de Chico Buarque, cuja letra exige, num rompante “devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu”.

Do início de maio até a última sexta-feira, 18 músicas de autores e intérpretes diversos foram postadas no Face de Dilma, que tem 814,7 mil seguidores. Em 9 de julho, após a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, tanto o Twitter da presidente quanto o Face administrado pelo PT trazia a composição “Volta por cima”, na versão de Beth Carvalho, cujos versos dizem “ali onde eu chorei, qualquer um chorava/ dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava”.

No dia 22 de julho, quando Dilma apareceu na pesquisa do Ibope com 38%, contra 22% de Aécio Neves e 8% de Eduardo Campos, o Face de Dilma dá um “#bomdia” aos seguidores com “Magrelinha”, de Luiz Melodia, em cujos versos ele conta que o “por do sol vai renovar, brilhar de novo o seu sorriso”.

 

 

Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *