Reservadamente, socialistas já pensam em chapa Marina/Gerdau

2014081393997GLOBOTERESINA – Reservadamente alguns setores do PSB já analisam o day after da tragédia que tirou Eduardo Campos da disputa presidencial, mas não há ainda nenhuma reunião marcada da direção do partido para decidir o que fazer dentro dos 10 dias de prazo para que uma nova candidatura seja registrada. Os dirigentes do PSB ainda estão perplexos e sem rumo. Mas alguns já manifestam, como um dos cenários possível, a ex-senadora Marina Silva como cabeça de chapa, tendo o empresário Jorge Gerdau, que vinha prestando assessoria ao governo e campanha de Eduardo Campos, como vice.

O empresário poderia neutralizar reação negativa de setores do mercado ao nome de Marina como candidata a presidente. A composição, entretanto, não é consenso nem em relação a substituição de Campos por sua vice, já que ela criou muitas arestas no partido na formação das alianças estaduais.

As declarações feitas por Marina em entrevista coletiva, por exemplo, ressaltam integrantes da direção do PSB, tiveram caráter pessoal, não em nome da chapa.

— Estamos todos órfãos e sem rumo. O Brasil perdeu parte de seu futuro. Mas pensar em tirar Marina agora seria uma loucura. Isso pode desestabilizar totalmente a eleição. Ela já é candidata e nós não temos quadros para reposição com tão pouco tempo . Marina pode tirar Dilma do segundo turno _ avalia o ex-deputado e candidato a novo mandato, Heráclito Fortes (PSB-PI).

O coordenador da campanha de Eduardo e Marina na região Sudeste, Renato Andrade, acompanhou Eduardo Campos no Rio , para a entrevista concedida do Jornal Nacional, e hoje pela manhã foi convidado a embarcar para o Guarujá em seu avião. Mas acabou embarcando em outro voo, e assistiu a tentativa frustrada de pouso do avião acidentado.

— Hoje cedo o Eduardo me disse: a Marina não vai comigo. Você pode ir no lugar dela. Mas acabei não indo com ele. Cheguei na frente e estava na pista de pouso quando o avião dele tentou pousar e não conseguiu. Arremeteu e sumiu. Pensamos que tinha descido em Guarulhos ou Congonhas. Só meia hora depois soubemos da tragédia — contou Renato.

Ele informou que dificilmente a direção do partido vai esperar a conclusão dos funerais para marcar a reunião para decidir o novo rumo da candidatura, porque as autoridades da aeronáutica já avisaram que em menos de quatro dias os corpos não serão liberados. Estão na fase de recolhimento de fragmentos para análise de DNA para identificação.

 

 

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *