Consultor fala sobre gestão pública para gerentes no Alagoas tem Pressa

largeDurante a reunião mensal do Programa Alagoas Tem Pressa, o consultor capixaba Geraldo Carneiro, especializado em gestão empresarial, ministrou uma palestra sobre a nova era da gestão pública, destinada aos gerentes do programa e demais gestores de órgãos do Executivo. O evento ocorreu nesta quarta-feira (13) no Salão Aquatune do Palácio República dos Palmares.

 

Na ocasião, o consultor apresentou o plano de desenvolvimento executado nas duas últimas gestões do Governo do Espírito Santo, que colocou o estado na rota do desenvolvimento econômico. Na opinião de Geraldo Carneiro, a pressão social por resultados e melhor aplicação dos recursos exigiu a elaboração de novos modelos e princípios de gestão.

 

De acordo com o plano de desenvolvimento apresentado, as principais características do novo modelo são o planejamento como ferramenta indispensável, a orientação para resultados, a transparência, participação e controle social, a articulação de recursos públicos e privados, a profissionalização da gestão, a ênfase na regulação, na promoção e na parceria com a sociedade e a atitude e ambiente empreendedores.

 

“É necessário trazer uma nova cultura e filosofia para dentro do serviço público e isso deve ser feito por meio de planejamento com foco em resultados. Pelo que pesquisei em Alagoas, vocês já adotaram modelo de gestão semelhante ao aplicado no Espírito Santo, o que coloca o estado à frente de muitos outros”, avaliou Carneiro.

 

Durante a palestra, o especialista falou ainda sobre o maior desafio na administração pública atual: a continuidade do modelo de gestão após a transição de governo. Para ele, é fundamental reunir entidades públicas e privadas e dar voz à sociedade civil organizada, como forma de diagnosticar as necessidades de cada segmento e sanar as deficiências sociais e econômicas do estado.

 

“A população brasileira dobrou nos últimos 40 anos, trazendo um grande desafio para a gestão pública. Precisamos discutir o capital humano, motivar os gestores com capacitação técnica e financeira, ouvir a sociedade e entidades representativas para conseguirmos efetivamente bons resultados”, concluiu.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *