Sesau capacita profissionais sobre Teste Rápido para HIV e Sífilis

31710_ext_arquivoA Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove nesta quarta-feira (6) uma capacitação sobre o teste rápido para o diagnóstico do HIV e Sífilis. O curso será realizado no Hotel Marina´s, em Jatiúca, e é voltado para médicos, enfermeiros e farmacêuticos, que atuam na Atenção Básica dos municípios alagoanos.

De acordo com a gerente de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa dos Santos, a capacitação irá preparar os profissionais da rede básica para a implantação da testagem rápida do HIV e da Sífilis, contribuindo desta forma para a redução da transmissão vertical e do adoecimento precoce das crianças por Aids em Alagoas. Durante o curso, os profissionais terão aulas teóricas e práticas.

“Com a capacitação e a ampliação da notificação compulsória, espera-se um aumento do diagnóstico precoce que é essencial para a eficácia do tratamento”, destacou Mona Lisa. Ela acrescentou que o teste Rápido de HIV e Sífilis é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, basta se deslocar até as unidades ligadas às secretarias municipais de Saúde das cidades já habilitadas, onde será realizado um acolhimento prévio. O resultado do exame é entregue de forma sigilosa, num prazo de 30 minutos.

A capacitação será destinada aos profissionais da Atenção Básica dos municípios de Murici, Belém, Coruripe, Barra de São Miguel, Jacuípe, Cajueiro, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Ibateguara, Jundiá, Novo Lino, Cajueiro, Mar Vermelho, Viçosa, Porto Real do Colégio, São Brás, Belo Monte, Campo Grade, Jaramataia, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’agua Grande, Taquarana, Traipu, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Minador do Negrão, Tanque d’Arca, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Água Branca, Mata Grande e Olho d’Água do Casado.

Fonte : Agência Alagoas

Um comentário em “Sesau capacita profissionais sobre Teste Rápido para HIV e Sífilis

  1. É uma boa para a população, mais para o profissional de saúde (Enfermeiro) será mais trabalho sem gratificação financeira. 40 horas dedicando a saúde com um salário de R$ 3.000,00 é melhor ser agente de saúde, pois não enfrenta 5 anos de faculdade basta ter fundamental/médio para ganhar a metade do enfermeiro. Os agentes merecem, pois trabalham. Os Enfermeiros trabalham e não é reconhecido. É triste e lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *