Programa Avicultura Familiar beneficia mais 200 famílias.

large (95)O Programa Avicultura Familiar (PAF), implantado, inicialmente, como projeto experimental em Santana do Ipanema, vai beneficiar mais 200 famílias nos municípios de Piranhas, Inhapí e Cacimbinhas, com a distribuição de 9 mil aves e 18 mil kg de ração para as famílias credenciadas no programa. A entrega vai acontecer nos próximos dias 05 e 06.

O roteiro de entrega começa no dia 05 (terça-feira), às 8h, no município de Piranhas, onde serão entregues três mil aves a 50 famílias do Assentamento Espinheira e 6 mil kg de ração. Já às 09h mais 2 mil aves e 4 mil kg de ração serão entregues a outras 50 famílias de mesmo município. No dia 06 (quarta-feira), a partir das 08h, serão repostas em Inhapí duas mil aves e 4 mil kg de ração serão entregues a 50 famílias credenciadas.

No mesmo dia, às 9h, haverá reposição de aves no município de Cacimbinhas para mais 50 famílias e mais 4 mil kg de ração. Apenas no Assentamento Espinheira o programa está na primeira fase, nos demais, será feita a reposição de aves e ração.

 

O PROGRAMA

O PAF atua em 17 municípios, beneficiando, em cada um deles, 50 famílias, com a distribuição de 100 aves por produtor, sendo 30 de postura e 70 de corte, além de 200 kg de ração. Até o momento, 900 famílias receberam 69 mil aves, sendo 43.500 aves de corte e 25.500 de postura. O processo acontece em duas etapas. Na primeira são entregues 60 aves, sendo 30 de corte e 30 de postura e 120 kg de ração; na segunda, acontece a reposição de 40 aves de corte, e 80 kg de ração.

O Programa Avicultura Familiar tem como objetivo fomentar a produção e comercialização de alimentos da agricultura familiar, promover a diversificação produtiva no campo, gerar renda e segurança alimentar para as famílias. Além de aves e ração, o produtor recebe assistência técnica de prática de manejo, acompanhamento de desempenho do lote das aves e práticas de sanidade como vacinação e avaliação da saúde do lote.

O Programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura com o Sebrae Alagoas, o Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Instituto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico de Alagoas (Ictal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Globoaves.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *