Morre ex-vereador “Deca” de Pão de Açúcar

1Faleceu, no final da tarde deste domingo (03), no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, aos 82 anos, Marconiedson Napoleão da Veiga Bonfim, conhecido como (Deca).

Ele sentiu-se mal e foi encaminhado à referida unidade de saúde, vindo a falecer por morte natural. Durante toda a manhã desta segunda-feira o corpo foi velado na sede da igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Vereador Odilon Pires de Carvalho (antiga Rua da Mangueira).

E a partir do meio-dia o corpo passou a ser velado na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, de onde sairá para sepultamento hoje às 17 horas, no Cemitério São Francisco de Assis.

Foi vereador de sua terra natal por mais de cinco legislaturas consecutivas e chegou a assumir a presidência do Legislativo municipal por um período de 14 meses, nos idos de 1980. Nos idos de 1970, ele foi um dos proprietários do tradicional “curri”, uma das principais diversões da criançada pão-de-açucarense, durante as festas de fim de ano.

Também foi contabilista, proprietário de hotel, presidente do Sindicato Rural Patronal de Pão de Açúcar e membro suplente da diretoria do SENAR/Alagoas, onde, em todos as funções e cargos que ocupou, prestou relevantes serviços à sociedade pão-de-açucarense.

Durante muitos anos, devido ao parentesco existente, esteve muito próximo ao então líder político sertanejo Elisio da Silva Maia, sendo, em razão da amizade com o então deputado e prefeito, alvo de muitas histórias interessantes que fazem parte do imaginário dos contadores de histórias de sua terra natal.

Possuidor de grande serenidade, “Deca” é um exemplo de pessoa que militou durante longos anos na vida pública, porém jamais construiu inimizades.

A partir de 2008, quando da eleição do então candidato a prefeito Jasson Silva Gonçalves (PSDB), Marconiedson Napoleão passou a apoiar o grupo político liderado por  Jorge Dantas.

Nascido em berço evangélico, uma herança de sua saudosa genitora, a então comerciante Otília Bonfim, “Deca” era membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Ele era viúvo da saudosa senhora “Zezé Maia” e deixa os filhos João, Edinha, Luizinho, Nenén, Otília e Silvia. A notícia de sua morte está repercutindo na cidade de Pão de Açúcar e o cortejo fúnebre está marcado para logo mais às 17 horas, onde a expectativa é de que um grande número de pessoas compareça para dar o último adeus ao ex-vereador e ex-presidente do Sindicato Rural Patronal de Pão de Açúcar.

O prefeito Jorge Dantas(Pão de Açúcar) ao saber da notícia da morte do conterrâneo e amigo Marconiedson Napoleão da Veiga Bonfim, enviou uma nota de pesar às emissoras de rádio,  onde presta, ainda, uma homenagem póstuma ao falecido.

 

Hélio Fialho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *