Parentes de presidiários fazem manifestação em AL
Esposas de presos recolhidos no sistema prisional alagoano fizeram um protesto, na tarde deste domingo (3), fechando trecho da rodovia BR 104. Elas alegam que não conseguiram entrar no presídio Cyridião Durval e Silva, mesmo sendo hoje dia de visita. Militares do Batalhão de Polícia de Guarda (Bpgd) foram acionados para a ocorrência.
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que parte dos parentes dos reeducandos não conseguiu fazer a visita porque agentes penitenciários decidiram deflagrar operação padrão com as últimas mudanças na administração do sistema prisional. A assessoria de comunicação da Seris informou que apesar do protesto, o clima dentro dos presídios é considerado tranquilo.
As visitas acabaram prejudicadas no presídio Cyridião Durval e Silva e não havia previsão, até as 14h30, se os parentes dos reeducandos poderiam ter acesso ao sistema. O protesto foi iniciado por cerca de 50 mulheres, de acordo com informações de policiais militares.
Até a próxima quarta-feira, dia 6, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen) vai entrar na Justiça para solicitar a retirada dos militares que passaram a atuar na custódia de presos, e pedir a realização de concurso público para suprir a carência de pessoal nas unidades prisionais do estado.
A medida é consequência de recomendação do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), que sugeriu a mudança para restabelecer a disciplina dentro dos presídios, após o registro de fugas, motins e de denúncias de regalias a reeducandos.
Os militares assumiram a gestão do Presídio de Segurança Máxima (PSM) no início da semana passada.
Fonte : Brasil 247