Curtas: Confira as notícias do interior
Sobre a polêmica provocada pelo Ministério Público, quanto a questão da contratação de cinco garis que a Prefeitura de Matriz teria convocado temporariamente, a fim de sanar uma demanda avançada de lixos por toda parte a cidade, foi que ontem a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas avaliou o caso. Depois de destrinchar a denúncia, a Corte decidiu por negar o recurso interposto pelo MP e manteve decisão de 1º grau que afastou a acusação de improbidade administrativa contra o prefeito Marquinhos. Na verdade, a Câmara Cível entendeu por unanimidade, que o prefeito não agiu de má-fé na contratação informal de pessoal para atuação na limpeza urbana.
Matriz de Camaragibe – acordo
Os desembargadores seguiram o entendimento do relator do processo, Tutmés Airan que destacou que a municipalidade procurou, à época, o Ministério Público do Trabalho (MPT) local, para resolver a falta de garis diante do aumento de doenças decorrentes do acúmulo de lixo na cidade. O MPT, por sua vez, concordou com o argumento de impossibilidade da realização de concurso público, autorizando a contratação de cinco profissionais. Para o desembargador Tutmés Airan, comprova que o gestor público não agiu de má-fé. “Sua intenção foi justamente no sentido contrário: resolver um problema real de sua cidade, qual seja, a proliferação de doenças pelo acúmulo de lixo urbano. Portanto, estou certo de não estar configurado o ato de improbidade”, esclareceu.
Cajueiro
A prefeita Lucila Toledo, participou nesta sexta-feira, de um evento na cidade, onde pôde falar da importância do Programa Minha Casa, Minha Vida. É que a gestora está viabilizando a construção de centenas de moradias, a fim de atender uma demanda existente no setor. Entre uma coisa e outra, Lucila aproveita seu dia a dia, a fim de pedir voto para o filho, Bruno, onde lá seu principal adversário, é o atual deputado Sérgio Toledo. Esse vai para a reeleição, no calor do ex-prefeito Palmery e da atual vice-prefeita, Ana, lideranças que recentemente se afastaram da Lucila.
Palmeira dos Índios
O “devagar” prefeito James Ribeiro como é conhecido no Agreste, foi nesta sexta-feira, à emissora de rádio Palmeira/FM rebater um caminhão de críticas que vem sofrendo nas redes sociais, sobre a sua falta de apoio para a manutenção do Hospital Santa Rita. Afirmou que nos últimos oito meses, a Prefeitura viabilizou cerca de 13 milhões e meio de reais. Ao que se sabe, o hospital passa por sérios problemas financeiros, sobretudo para dar conta de uma demanda de pacientes, que tem crescido sem igual todos os dias.
Estrela de Alagoas
A esperta ex-prefeita Ângela Garrote vem investindo firme nas redes sociais, pedindo voto a população alagoana. Desta vez esnobou: gravou um vídeo com um depoimento da mais badalada jogadora de futebol do mundo, a alagoana Marta, onde a atleta traça um perfil de Garrote, visando sensibilizar o eleitor. Ângela que faz parte de um reinado familiar que há mais de 20 anos domina a politica de Estrela, é candidata a deputada estadual, pelo partido do Biu, o PP.
Major Isidoro – convenção
Franca favorita para retornar o comando da Prefeitura, sobretudo pela dinâmica de seu trabalho executada ao longo de seus 17 meses quando esteve no comando do município, a ex-prefeita, Santana Mariano (PTB), fez um festão na quarta-feira, a fim de oficializar a sua chapa durante convenção, para uma segunda corrida eleitoral em menos de dois anos. Ficou definido que o pecuarista Henry Amaral será seu vice. Exercerá o papel do Doquinha, que estragou o mandato da própria Santana Mariano, eleita com ele em 2012, mas que foram afastados em maio último, devido questão de irregularidade do vice, que não teria apresentado suas contas perante na ficha da Justiça Eleitoral.
Major Isidoro
A galega Mariano vai enfrentar o filho do ex-prefeito Ítalo Amaral, que tem o mesmo nome do pai, mas lá é popularmente conhecido de Pilu. Na convenção de quarta, simplesmente compareceram ao evento, Collor, Carimbão, Luiz Dantas, Cícero Ferro, Isnaldinho Bulhões e sua mãe Renildes, Inácio Loyola, Célia Rocha, Luciano Barbosa, Maurício Quintela. A eleição será no próximo dia 31.
Jacuípe – pressão
O prefeito Manoel Marques vem sofrendo pressão por parte do sindicato da Educação, quanto ao reajuste salarial da categoria. Disse o prefeito, que até 8% a Prefeitura tem como pagar, podendo numa ocasião melhor aumentar esse percentual. Esta semana o gestor esteve reunido com a direção do Sindicato, a fim de expor a triste situação econômica em que o município atravessa.
Jacuípe – promessa
O prefeito Manoel disse que ficou acordado de fazer um estudo para aplicar e enquadrar os funcionários no Plano de Cargos e Carreira – PCC, a partir de janeiro do próximo ano. Manoel Marques, segundo sua assessoria, está fazendo um grande esforço por esta área. Atribui parte da crise, ao gestor passado, que fez concurso desnecessário, sem nenhum estudo e causou um inchaço na folha de pagamento. São 43 funcionários a mais; ou melhor; tem mais funcionário do que professores.
Jacuípe – dificuldade
Numa área periférica da cidade, estão sendo construídas três escolas públicas, por conta da cheia ocorrida há quatro anos. São duas unidades estaduais e uma federal. Com a contra partida da Prefeitura, todas elas estão quase prontas, faltando apenas os acabamentos, assim como também as três quadras cobertas e três campos soçaite. A bronca é o acesso, principalmente em período chuvoso. Por conta disso, o prefeito Manoel Marques, apela para que o Estado chegue junto, sobretudo na construção de uma estrada asfaltada.
União dos Palmares
De segunda a sexta da próxima semana, o município receberá o Projeto Escola de Administração Pública IV. A ação é gerenciada pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), em parceria com o Instituto Cidadão. A capacitação, voltada para os servidores estaduais, será realizada no auditório da 7ª Coordenadoria Setorial de Educação (CRE) das 8h às 17h. O treinamento possui 100 vagas e somará 40 horas aulas.
União – outros
O curso está percorrendo o interior do Estado com o objetivo de qualificar o servidor. A coordenação da Egal e o Instituto Cidadão já estiveram em cinco outros municípios. Ao todo, serão 11 cidades percorridas pelo projeto até o final do ano.
Edmilson Teixeira