Obra garante água para mais de 10 mil pessoas em Rio Novo
Uma obra de ampliação do sistema de abastecimento que leva água para o bairro de Rio Novo, em Maceió, foi concluída e já beneficia cerca de 10.500 moradores, que agora dispõem do líquido 24 horas por dia durante toda a semana.
O serviço, realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), consistiu na substituição de 1.370 metros de adutora, reforma de dois reservatórios com capacidade para 200 mil litros cada um e aquisição de uma nova bomba para a estação de captação, situada no Catolé. Ao todo, a obra custou R$ 311.369,01.
Além da garantia no fornecimento de água para todos os moradores, inclusive os que vivem na parte alta do bairro, que antes era a mais prejudicada pelo desabastecimento, a obra permitiu a redução dos vazamentos na rede de distribuição e, com isso, a redução de perdas, a equalização do sistema e a redução no consumo de energia por parte dos equipamentos da companhia.
Segundo o técnico industrial Carlos Estephano de Magalhães, gestor do contrato entre a Casal e a empresa Micheli Construções, a adutora que foi substituída distribuía água diretamente em toda a rede, mas agora ela é expressa, ou seja, envia água para os reservatórios, que ficam na parte alta do bairro, e de lá o líquido é enviado por gravidade para todos os moradores.
“Com essas melhorias, a Unidade de Negócio Benedito Bentes, da Casal, em parceria com a empresa, retirou todas as ligações clandestinas e foi feito o cadastro de 365 novos imóveis, todos eles participantes da Tarifa Social”, explicou o gestor Carlos Estephano, que substituiu o primeiro gestor e um dos idealizadores da obra, o engenheiro Felipe Torres.
Morador de Rio Novo há 43 anos, José Carlos da Silva é um dos beneficiados pelo fornecimento de água. Ele é encanador e um dos operários que trabalharam na obra de ampliação do sistema de abastecimento. “Antes a água só pingava, agora tem água o tempo todo. Isso pra máquina de lavar é excelente”, informou.
Luciano da Silva dos Santos, também morador do bairro, relatou que antes era preciso pegar água com baldes na parte mais baixa de Rio Novo. “Agora tá bom, tem água o tempo todo”, afirmou.
Fonte : Agência Alagoas