Luan está em alta no Atlético, e Souza mal no Ceará
Durante o Mundial, o GloboEsporte.com preparou um especial com a seleção dos melhores atletas de todos estados do país. Em Alagoas, entre jogadores mais badalados e outros não tão conhecidos pela torcida brasileira, os escolhidos foram: Pantera (sem clube); Vítor (Sport), Pepe (Real Madrid-ESP), Ewerton (Anzhi-RUS) e Reinaldo (São Paulo); Souza (Ceará), Cleiton Xavier (Metalist-UCR) e Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE); Gilberto (Toronto-CAN), Willian José (sem clube)e Luan (Atlético-MG).
Nesse time, apenas o zagueiro Pepe atuou na Copa do Mundo. Titular da seleção portuguesa, o alagoano não foi bem e viu o país ser eliminado ainda na primeira fase. O goleiro Pantera e o atacante Willian José ficaram sem clube recentemente e agora buscam recolocação no mercado. O lateral-direito Vítor trocou o Goiás pelo Sport durante a intertemporada de junho e luta para ganhar a condição de titular.
Periodicamente, o GloboEsporte.com/AL vai fazer um balanço da carreira de cada um desses profissionais de destaque no cenário do futebol. O mais valorizado no momento é Firmino, um das melhores jogadores do futebol alemão na última temporada e até cotado para integrar a nova Seleção de Dunga.
Em alta
Na última semana, o atacante Luan marcou um dos gols do Atlético-MG na vitória por 4 a 3 sobre o Lanús e ajudou o time a conquistar a Recopa. Com a saída de Ronaldinho do Galo, tenta provar que tem condições de ser titular.
Em baixa
O veterano Souza fez um bom Brasileirão no ano passado com a Portuguesa, mas perdeu espaço no Ceará. Criticado pela torcida, não foi nem mesmo relacionado para o confronto da última quarta-feira, contra o Inter, pela Copa do Brasil.
O meio-campista Otávio é a grande revelação do futebol alagoano na temporada. Aos 19 anos, o maceioense se destacou no primeiro semestre no sub-23 do Atlético-PR e é titular da equipe principal. O Furacão já contou com Adriano Gabiru, Flávio, Aloísio Chulapa e Dênis Marques e costuma apostar nos talentos de Alagoas.
PANTERA – O goleiro, de 31 anos, está sem clube com a não classificação do CSA para a Série D do Brasileiro. De acordo com ex-gerente de futebol do Azulão Marquinhos Mossoró, o jogador está mantendo a forma em Arapiraca com um amigo e analisa propostas de times das séries B e C. Mossoró informou que vai conversar com o presidente do CSA, Roberto Mendes, para o jogador treinar no Mutange, em Maceió, e espera vê-lo vestindo a camisa do clube no Campeonato Alagoano de 2015.
VITOR – Depois de um longo período no Goiás, foi negociado com o Sport Recife durante a parada do Campeonato Brasileiro para a Copa. O lateral-direito, de 31 anos, atuou na vitória do Leão sobre o Atlético-MG, domingo, por 2 a 1, no Recife, mas ainda é considerado reserva de Patric. Deve compor o banco no jogo contra o Figueirense.
PEPE – O zagueirão é o jogador mais conhecido da “seleção de Alagoas”, mas vai buscar na próxima temporada no Real apagar a má impressão deixada na Copa. A expulsão contra a Alemanha na estreia de Portugal, atrapalhou os seus e os planos do treinador. No clube, vive um bom momento. Com a conquista da última Liga dos Campeões, é titular e até disputou os últimos amistosos da equipe. Só precisa controlar o gênio.
REINALDO – O lateral-esquerdo se profissionalizou em 2010 na Penapolense-SP. Depois, passou por Paulista e Sport antes de chegar ao São Paulo. Aos 24 anos, o atleta não tem muita moral com o técnico Muricy Ramalho, mas está sendo relacionado com frequência no Campeonato Brasileiro. É atualmente o reserva imediato de Álvaro e aguarda chances no segundo semestre.
SOUZA – Revelado pelo CSA, o meio-campista já brilhou intensamente com as camisas de São Paulo e Grêmio, mas está em má fase. A torcida do Ceará fez críticas ao jogador, de 35 anos, antes de ele se machucar e, depois de um longo período no Departamento Médico, voltou ao time às vésperas da Copa. Após o Mundial, não está sendo relacionado para as partidas do Vozão na Copa do Brasil e Série B.
CLEITON XAVIER – Um dos jogadores alagoanos mais valorizados no mercado, o meia vive um período de indefinições. Jogando no Metalist, da Ucrânia, enfrenta a dificuldade de atuar num país em conflito com a Rússia. Apesar dos problemas, o jogador, de 31 anos, disse que não corre riscos no clube e renovou contrato até 2017. Cleiton revelou ter sido sondado pelo Palmeiras recentemente, mas a negociação não evoluiu.
ROBERTO FIRMINO – Aos 22 anos, o meia é uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Na última temporada, disputou 107 jogos pelo Hoffenheim, da Alemanha, e marcou 31 gols. Durante as férias, voltou a Alagoas e até participou de jogos beneficentes. Ele está valorizado no mercado europeu e não descarta uma transferência. Grandes clubes da Inglaterra, como Chelsea e Arsenal, estão de olho nele.
GILBERTO – Revelado na base do Santa Cruz em 2009, o atacante Gilberto foi vendido no ano passado pelo Inter ao Toronto FC por R$ 7 milhões. O jogador disputa a Liga Norte-Americana de futebol e, em 15 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências. Um dos grandes destaques da Portuguesa no Brasileirão do ano passado, o atacante, aos 25 anos, é titular do Toronto.
WILLIAN JOSÉ – O centroavante já passou pelas categorias de base da Seleção e se profissionalizou no Grêmio Barueri, em 2009. Depois, passou por São Paulo, Santos e Grêmio e ficou seis meses no Real Madrid B. O jogador está sem clube, mas deve definir o futuro em breve. A assessoria dele confirma propostas de times do Brasil e também do exterior. No Real, disputou 15 jogos e marcou quatro gols.
LUAN – O veloz atacante sofreu uma séria lesão no joelho no início da temporada, mas está recuperado. Ele vem entrando aos poucos no time do Atlético-MG e foi decisivo na conquista do título da Recopa na semana passada, contra o Lanús, marcando um gol na prorrogação. Xodó da torcida do Galo, começa a conquistar a confiança do técnico Levir Culpi
Fonte : Globo Esporte