Profissionais de saúde participam de evento sobre HIV
Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos participam nesta quarta (30) e quinta-feira (1º) do Seminário Estadual de Implantação da Notificação do HIV. No primeiro dia, o evento será realizado no Conselho Regional de Psicologia, em Maceió. Já no segundo dia, a programação acontece no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA).
O evento tem como finalidade atualizar os profissionais sobre a Portaria 1.271, do Ministério da Saúde (MS), que estabelece novos procedimentos para a vigilância do HIV e sífilis. Publicada em junho de 2014, a nova Portaria define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços públicos e privados em todo o território nacional.
Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o MS, propõe estratégias para o diagnóstico precoce do HIV na Atenção Primária, como a descentralização do teste rápido para as unidades básicas e maternidades do Estado. Neste sentido, fica estabelecido que, diante de um resultado positivo de HIV, o caso deverá ser notificado nas maternidades e nas unidades de Atenção Básica nos municípios.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Selma Castro, é preciso descentralizar a assistência aos portadores de HIV. “A unidade básica e a vigilância de saúde do município devem buscar acompanhar e monitorar os casos notificados, garantindo o cumprimento de todos os preceitos éticos e legais exigidos”, destaca Selma.
Fonte : Agência Alagoas