Sine Maceió ajuda a empresários a contratar profissionais

1Empresários de bares e restaurantes de Maceió estiveram, na Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) para realizar diversas entrevistas de emprego a candidatos cadastrados no Sine da Prefeitura de Maceió, que estavam em busca de oportunidade para trabalhar como garçom, auxiliar de cozinha, serviços gerais e barman. Na oportunidade, eles também se reuniram com a titular da Semtabes, Solange Jurema, para discutir melhorias na qualificação da mão de obra nesses segmentos do mercado.

Com a secretária Solange Jurema foram discutidas possíveis parcerias focadas na realização de capacitações voltadas especificamente para preparar profissionais que vão atuar nesses segmentos de mercado. “Melhorar a qualidade de profissionais ofertada, buscar soluções para atingir este objetivo é uma das formas de nós procurarmos empregar o maior número de pessoas possível. Este é um grande desafio”, destacou Solange Jurema.

De acordo com os empresários, existem vagas de emprego, mas a dificuldade é conseguir profissionais qualificados. Para a diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Maceió, Vega Vergetti, ter o Sine como canal para encontrar os profissionais já facilita o dia a dia dos empresários.

“É fundamental este canal, utilizando o Sine Temos carência de profissionais e aqui existem pessoas em busca desta oportunidade. Falta ainda qualificação e interesse por parte do próprio empregado em manter a motivação para exercer suas funções. Mas, acredito que com um trabalho na sua autoestima e vendo que as pessoas ao seu redor estão sendo empregadas, eles se sintam incentivados”, destacou Vergetti.

O presidente da Abrasel, José Eutímio Brandão Jr. concordou com Vergetti, destacando, também, a falta de autoestima como um dos entraves. “Muitas vezes tentamos motivá-las, então conseguimos. Em São Paulo, por exemplo, vários garçons são nordestinos e lá, eles conseguem atender bem e se destacam pela simpatia, diante da própria realidade da região onde as pessoas são mais sérias e buscam exatamente um atendimento diferenciado, comunicativo”, complementou o presidente da Abrasel.

Segundo Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, a visita de empresas para realizar entrevistas como esta é uma rotina do Sine Maceió. “Isso é uma rotina normal. Temos um banco de dados com diversos candidatos a vagas de emprego em diversos setores, no qual todos os empresários que tiverem interesse de utilizar o Sine da Prefeitura de Maceió como intermediador podem solicitar os serviços”, explicou a diretora.

Vanessa Beltrão disse ainda que está sendo construído um plano municipal que irá trabalhar a elevação da escolaridade e a qualificação social e profissional, como uma das estratégias para atender a demanda dos empresários no que se refere à qualidade dos serviços oferecidos.

Aos 25 anos, Fagner Ítalo acabou de fazer o curso de gastronomia, mas não perdeu tempo e se cadastrou no Sine de Maceió e participou da seleção. “Eu quero que tudo fique certo. Que eu consiga ter a oportunidade de trabalhar e crescer junto com a empresa. Esta é uma ação importante porque o Sine criou a ponte que eu precisava com o empresário”, disse Fagner.

Almir Ribeiro, empresário que participou da reunião e iniciou uma pré-seleção durante a visita na Semtabes, ao analisar os currículos, informou que a rotatividade é um ponto negativo. “A rotatividade nos assusta, muitas vezes. Precisamos trabalhar juntos para encontrar uma solução de médio ou longo prazo para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no setor hoteleiro como um todo, principalmente, pelo potencial que Maceió tem”, enfatizou Ribeiro.

 

Isis Correia/ Ascom Semtabes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *