Astrônomo Ronaldo Mourão morre no Rio de Janeiro
O astrônomo carioca Ronaldo Mourão morreu, aos 79 anos, na noite de sexta-feira (25). O pesquisador estava internado no Hospital Quinta D’Or, em São Cristovão, bairro do Rio de Janeiro. O hospital ainda não informou a causa da morte. O corpo do astrônomo será internado no cemitério do Caju.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão ficou conhecido como o nome de maior autoridade em astronomia no Brasil. Os principais estudos de Mourão foram efetuados no campo das estrelas duplas, asteróides, cometas, astrometria fotográfica e também em informações sobre o planeta Marte.
Em 1956, Mourão entrou na Universidade do Estado da Guanabara (UERJ) para o curso de Física. No mesmo ano, ele foi nomeado auxiliar de Astrônomo no Observatório Nacional. Em 1967, concluiu o doutorado na Universidade de Paris.
Mourão fundou o Museu de Astronomia e Ciências Afins, em 1985, e elaborou os verbetes sobre o tema de edições de dicionários de Aurélio Buarque de Hollanda e da enciclopédia Britannica do Brasil. Trabalhou pela democratização desse campo do conhecimento, produzindo artigos para jornais e programas de rádio.
Fonte : Diário de Pernambuco