Casas de frutas beneficiam mais de 150 famílias agrícolas
Cerca de 150 famílias de pequenos produtores da agricultura familiar do município de Maragogi foram beneficiadas, nesta quarta-feira (23), com a entrega de cinco novas casas de frutas. Os empreendimentos irão fortalecer e otimizar o processo produtivo da fruticultura no Litoral Norte do Estado de Alagoas.
Com a implantação das novas casas de frutas, os agricultores poderão melhorar as condições de armazenamento da produção e reduzir as perdas. Além disso, os produtores poderão aumentar a qualidade dos produtos finais e fomentar a geração de emprego e renda por meio do empreendedorismo e da agricultura familiar.
Segundo o produtor Rivaldo Vasconcelos, do assentamento Bom Jesus, beneficiado com uma das casas de frutas, a produção na localidade ganhará forças. “Agora nós teremos condições de melhorar o nosso trabalho, dando maior qualidade as nossas frutas, o que vai facilitar a comercialização dos nossos produtos”, afirmou.
Os novos empreendimentos, além de proporcionar as melhorias na produção e no armazenamento de frutas, serão uma alternativa viável de mão de obra e geração de renda, principalmente para as mulheres dos agricultores, que ficarão responsáveis por sua administração.
“As construções chegam em boa hora, no sentido de melhorar a renda e elevar a autoestima das mulheres, que passam a ter mais uma ocupação. Assim, elas podem contribuir de forma sustentável para o bem-estar familiar”, salientou a representante da Cooperativa dos Pequenos Produtores Organizados (Coopeagro), Irmã Miriam Zendron.
A viabilização dos empreendimentos foi garantida por meio da criação de um fundo rotativo no valor de R$ 110 mil, fruto da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Coopeagro. O convênio, além de proporcionar a construção das casas de frutas, tem por finalidade também apoiar o microcrédito ao agricultor familiar.
Agência Alagoas