Em Cuba, presidente chinês dá busto de bronze a Fidel Castro em encontro
O líder cubano Fidel Castro recebeu nesta terça-feira (22) em Havana o presidente da China, Xi Jinping, com quem falou, entre outros temas, de suas pesquisas e estudos sobre as possibilidades para multiplicar a produção de alimentos.
Segundo a televisão estatal da ilha, o ex-presidente cubano – de 87 anos e afastado do poder desde 2006 – e Xi Jinping, que realiza uma visita oficial a Cuba, tiveram um “encontro fraternal” em “clima de amizade” no qual conversaram sobre diversos assuntos de interesse internacional e a respeito dos “enormes perigos e desafios que enfrenta a humanidade”.
Também falaram sobre a declaração adotada pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na cúpula do grupo no dia 15 de julho e acerca da “fértil e inesquecível” viagem que o presidente da China fez nos últimos dias pela América Latina, onde visitou Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba, a última escala desse giro que termina nesta quarta.
De acordo com a informação oficial divulgada em Havana, Fidel Castro e o presidente da China percorreram “áreas de gramados e forragens” e tiveram um “diálogo tranquilo” a respeito da “crescente e ampla” cooperação entre Cuba e China e sobre os resultados de experimentos no cultivo de plantas para a alimentação humana e animal.
O ex-presidente cubano explicou a Xi Jinping “os resultados das pesquisas e estudos teóricos e práticos que veio realizando” e dos quais “deriva a possibilidade real de multiplicar a produção de alimentos proteicos de alta qualidade e demanda internacional”.
A televisão cubana exibiu imagens de Fidel e Xi Jinping durante o encontro entre ambos. Na visita, o presidente da China presenteou ao líder da revolução cubana um busto em bronze, de 175 quilos, com a imagem do jovem Fidel Castro.
O presidente da China chegou a Havana na noite de segunda-feira (21) para uma visita oficial de dois dias com a qual encerrará sua recente viagem pela América Latina.
Fonte: EFE