Analistas políticos preveem eleitos para a Câmara dos Deputados
Analistas políticos fazem previsões de todas as coligações com vistas à disputa pelas nove vagas para deputado federal.
Analistas políticos com base em dados estatísticos, densidade eleitoral preveem que a coligação Frente de Oposição liderada pelo candidato ao governo Renan Filho (PMDB) vai eleger quatro deputados federais. Os cotados são; o ex-governador Ronaldo Lessa, Givaldo Carimbão, Marx Beltrão e Paulo Fernandes – Paulão.
Na disputa na coligação brigando por uma das vagas, Rosinha da Adefal. O coeficiente eleitoral para eleger o primeiro da coligação de acordo com as previsões é de 170 mil votos. A expectativa de votos na coligação é de 500 mil votos.
Na coligação liderada pelo senador Benedito de Lira (PP) candidato ao governo, a expectativa de votos revisível é de 350 mil votos com uma previsão de eleger dois entre três deputados federais, os cotados João Henrique Caldas (JHC) Arthur Lira e Maurício Quintela. Brigando por uma das vagas o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado, Regis Cavalcante.
Na coligação do PSDB – PRB, liderada pelo candidato ao governo Eduardo Tavares, os nomes mais cotados são do ex-Secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo e Pedro Vilela. Estão na disputa na coligação tucana, Marcos Ferreira, Jorge VI e Thales Novaes.
A coligação tem como ponto favorável, a máquina administrativa, a candidatura ao governo, do procurador de Justiça, Eduardo Tavares a avaliação positiva do prefeito de Maceió, Rui Palmeira o crescimento da candidatura a presidente da República, Aécio Neves e o seu palanque no Estado.
Correndo fora da raia, está a coligação do PRTB – PMN rejeitada no processo de depuração da coligação de Renan Filho orquestrada pelo senador Renan Calheiros, disputam o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida e Val Amélio, filho do ex-deputado estadual e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Amélio.
Fonte: Roberto Gonçalves