Jovens de Santana do Mundaú aprendem sobre beneficiamento de frutas
Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, assistiram a uma apresentação, nesta quarta-feira (9), sobre o trabalho e a importância do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura no Vale do Mundaú. O funcionamento do Arranjo foi apresentado pela gestora do APL, Valdelane Tenório.
Segundo Valdelane Tenório, a iniciativa surgiu da necessidade dos próprios agricultores inseridos no APL. Como 70% deles têm, em média, 40 anos de idade, se preocupam com a manutenção e continuidade das atividades rurais, pois há uma grande falta de interesse dos filhos nesse tipo de trabalho. Com a ação, o conhecimento dos filhos dos produtores será aperfeiçoado, a fim de despertar atitudes empreendedoras neles.
Em outra etapa da atividade, nesta quinta-feira (10), haverá a seleção de 60 alunos para participar de uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento de técnicas de beneficiamento das frutas do Vale do Mundaú, com ênfase na valorização da cultura local. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da agricultura na região e a valorizar essa prática através da experimentação junto ao APL.
O projeto pretende promover a socialização do conhecimento científico no cotidiano escolar, a discussão sobre a importância do APL para a região, a recuperação da autoestima dos alunos e a valorização da comunidade rural, além da melhoria da qualidade do ensino.
Agência Alagoas