Carpil realiza intercâmbio tecnológico com produtores de Girau do Ponciano
A Carpil em parceria com a Seagri, e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou um intercâmbio tecnológico rural com beneficiários do programa de cisternas do município de Girau do Ponciano no último sábado (05).
Produtores e produtoras rurais beneficiárias do PAT – Programa Água para Todos, executado pela CARPIL, visitaram os municípios de Estrela de Alagoas (Sítio Jiquirí) e Palmeira dos Índios (Povoado Amaro).
Os produtores foram recepcionados pelo coordenador do programa de cisternas da Carpil, Alexandre Lima.
O intuito foi levar os beneficiários do programa de cisternas do governo federal, para conhecer o caráter produtivo das comunidades, para posteriormente, implantar em suas comunidades.
Em Estrela de Alagoas os produtores foram recebidos por Cícero Pinheiro e Ednaldo Moura (Associação são Sebastião de Impueiras – STTR de Estrela de Alagoas – Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela de Alagoas) que mostraram experiências implantadas nas propriedades das agricultoras, Terezinha Moura e Salete da Silva, à partir da Construção de Cisternas Calçadão, semelhantes as que a CARPIL está implementando no município de Traipu nas propriedades das 20 famílias participantes do Intercâmbio, sendo todas em pequenas propriedades para mostrar que em um espaço reduzido, é possível produzir. Os visitantes conheceram também o ponto de Cultura, a fábrica de beneficiamento de Castanha, que está em fase de implantação e o Museu da farinha.
Já em Palmeira dos Índios, os produtores foram recebidos pelo técnico Jesival Clemente que falou sobre a recuperação de nascentes e mostrou uma das opções de aproveitamento excedente da água, que são os quintais produtivos.
O engenheiro agrônomo da Emater (Girau do Ponciano), Renalvo Rosa ficou encantado com a diversidade de aproveitamento da água e seus benefícios apresentados durante as visitas. “Essa troca de experiência foi excelente, porque conhecemos de perto os benefícios das cisternas, além da barragem subterrânea, recuperação de nascentes e o trabalho de associativismo, essa visita com certeza despertará os nossos agricultores”, destacou.
Para a agricultora Maria do Ó, essa experiência lhe trará grandes benefícios. “Essa visita vai me ajudar a colocar em prática o que eu vi aqui, tenho certeza que dará certo”, disse.
O programa de cisternas é executado através das parcerias do Programa Água Para Todos e do Programa Brasil sem Miséria do Governo Federal viabilizados pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da SESAN – Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que em parceria com a SEAGRI – Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
CARPIL SEMEANDO DESENVOLVIMENTO
Assessoria