Secretaria de Educação inicia aulas do Pré-Enem em 176 escolas
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) deu início às aulas do Pré-Enem, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vai beneficiar 25 mil estudantes da rede estadual que farão o exame este ano. O lançamento oficial do programa ocorreu na última terça-feira (1º) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e as aulas nas 176 escolas contempladas pelo programa tiveram início já nesta quarta-feira.
Uma parceria entre a SEE e a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação), o Pré-Enem consiste na transmissão de aulas via satélite que abordam conteúdo e metodologia cobrados no exame. Transmitidas diretamente de estúdios no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, as atividades prosseguem até o mês de novembro sempre nos dias segunda-feira, quarta-feira e sábado, totalizando 360 horas de conteúdo.
Durante as aulas, os alunos poderão formular perguntas, encaminhadas ao instrutor virtual, como se estivessem em sala de bate-papo, passando e recebendo mensagens pela internet, dentro de uma plataforma da web.
Alagoas é o primeiro estado a utilizar o curso no âmbito da rede pública: até então, o Pré-Enem, criado em 2011, havia apenas sido aplicado nas melhores escolas particulares das regiões Sudeste e Sul.
“Estamos dando um salto de qualidade na preparação dos nossos alunos para o Enem, visto que este curso é ministrado por professores extremamente qualificados e é utilizado por algumas das melhores instituições privadas do Brasil”, informou a coordenadora-geral do Pré-Enem na SEE, Tânia Almeida.
Oportunidade
Na Escola Estadual Moreira e Silva, uma das 176 unidades de ensino contempladas pelo programa, as aulas começaram na quarta-feira à tarde. Na ocasião, os estudantes assistiram a uma teleaula de Língua Portuguesa, recebendo explicações sobre gêneros textuais e interpretação. As explicações eram intercaladas com a resolução de exercícios nas apostilas distribuídas para os alunos.
A diretora da escola, Adriana da Silva, conta que 260 estudantes de sua escola participam do Pré-Enem. “Eles utilizam uma metodologia muito interessante e percebemos que os alunos estão muito centrados durante as explanações, o que demonstra sua motivação para a prova do Enem”, avalia a educadora.
Matriculados no Ensino Médio, Mailson da Silva e Jonas Lima aprovaram a tecnologia e são unânimes ao afirmar que o curso será uma experiência enriquecedora para os estudantes da rede estadual.
“O curso é muito dinâmico e interativo e vai nos proporcionar uma excelente preparação para o Enem”, destaca Mailson, que, por meio do exame, vai concorrer a uma vaga no curso de Ciências Contábeis. “É uma chance única, pois nem todos podem pagar um cursinho para o Enem e nós teremos este preparatório sem nenhum custo”, complementa Jonas, que pretende cursar Psicologia.