Carteira do Passe Livre beneficia mais de 500 alagoanos

1O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NAPD) foi criado em 2009 com a finalidade de garantir o direito à cidadania e à dignidade aos indivíduos com deficiência e patologia crônica presentes no Estado de Alagoas. Desde que foi criado, o núcleo atua dimensionando os desafios de acessibilidade impostas a esse grupo, trazendo melhorias e proporcionando um cenário mais humano para essas pessoas.

Atualmente, 87 municípios do Estado estão inseridos no núcleo por meio das mais de 40 instituições, como hospitais, núcleos de saúde e associações. A frente do projeto, a Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) fica responsável pela emissão da carteira do Passe Livre Intermunicipal, destinada exclusivamente aos pacientes com deficiência que estejam em tratamento e precisam se deslocar a outros municípios, desde que o local esteja também cadastrado.

O alagoano Ari Fausto Leal utiliza da carteira para vir de Coqueiro Seco à Maceió fazer seu tratamento de epilepsia. Para ele, ainda são muitas as limitações enfrentadas pelos deficientes, mas o serviço da carteirinha já é um modo de amenizar tais dificuldades. “Quando tinha cinco anos sofri uma pancada na cabeça e infelizmente hoje tenho crises de epilepsia que requerem acompanhamento médico. A carteirinha me ajuda bastante, uma vez que preciso vir regularmente fazer meu tratamento em Maceió. Acredito que todas as pessoas que tenham algum tipo de deficiência e precisem desse auxílio de locomoção no tratamento, estejam muito satisfeitas com a carteirinha emitida pelo NAPD” declarou.

 

Aumento da acessibilidade

Apenas neste ano, o núcleo de atendimento já beneficiou 565 pessoas com a iniciativa. No ano anterior, cerca de 1.600 carteiras foram emitidas, entre renovações e concessões, consolidando o papel essencial desse programa na busca pelo aumento da acessibilidade dos deficientes. Além da emissão do documento, o NAPD se responsabiliza pela fiscalização dos municípios envolvidos e pela divulgação das ações e programas sociais às pessoas com deficiências ou patologias crônicas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Verônica Lima, ainda há muito que ser feito pelos cidadãos com deficiência, existem limitações que precisam ser ultrapassadas. “Viemos numa luta incessante para conseguir que os beneficiários possam se deslocar gratuitamente, de um município a outro, não apenas em busca de tratamento médico e educação, mas também para trabalho ou mesmo lazer”, destacou.

Aqueles que ainda não estão registrados devem solicitar o formulário junto à coordenação do núcleo estadual e levá-lo para ser devidamente preenchido pelo médico do município em que está sendo feito o atendimento. Posteriormente, a Seades se encarrega do fornecimento da carteira, que precisa ser renovada anualmente no mesmo local de emissão pelos próprios usuários.

Um comentário em “Carteira do Passe Livre beneficia mais de 500 alagoanos

  1. Boa tarde gostaria de saber o q devo fazer para colocar acompanhante na carteirinha do meu esposo ele e deficiente anda sobre uma cadeira de roda e faz tratamento em arapiraca pois ele tem ja a carteira so q esta precisando de acompanhante.

    aguardo a resposta!

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