Defesa Civil orienta municípios na decretação de situação de emergência
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC/AL) está oferecendo orientações aos municípios interessados em decretar Situação de Emergência devido à seca. A providência vem ocorrendo desde o último dia 30.
O procedimento ocorre em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no qual são atendidos 10 municípios por dia. Eles são responsáveis por seus respectivos decretos e pelas informações repassadas ao Governo Federal.
Os decretos de Situação de Emergência para a seca tiveram seus prazos vencidos no último dia 2. Em função disso, os municípios que necessitarem de mais recursos para minimizar os danos causados pela estiagem em Alagoas têm que confeccionar um novo decreto e solicitar o reconhecimento federal. Isso deve ser feito através de informações repassadas por meio do informatizado Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Segundo o tenente J. Alves, chefe da Seção de Desastres Naturais da CEDEC/AL, todos estão trabalhando em parceria junto aos municípios interessados.
“A Defesa Civil Estadual, junto com a AMA, está auxiliando os representantes municipais no preenchimento do sistema e no levantamento dos documentos necessários para a decretação de situação de emergência”, explicou o oficial.
por Thássia Santos/foto divulgação