Desfile de carroças acontece no último dia de Forroçúcar

O último dia do Forroçúcar foi marcado por um desfile animado na Avenida Bráulio Cavalcante, na cidade de Pão de Açúcar, no último dia 29(domingo).  27 carroças participaram da competição, que este ano teve uma redução de mais de 60% no número de carroças concorrentes em se comparando aos anos anteriores.

Mesmo assim, a animação e a beleza do tradicional desfile não ficaram comprometidas, apesar da modificação no horário do início, pois o espírito festeiro dos participantes contribuíram para o sucesso do concurso que escolheu as três carroças mais originais de 2014.

Casamentos matutos, animadas quadrilhas e carroças temáticas multicoloridas chamaram a atenção do público que compareceu para assistir ao desfile que tradicionalmente acontece no último dia de festividade, isto é, no dia de São Pedro.

Com saída da Praça da Matriz, este ano o desfile teve início às 17 horas e 30 minutos e contou com a presença do prefeito Jorge Dantas, primeira dama Soraya Omena Dantas, secretário Jurandir Amadeu (Cultura), além de uma comissão julgadora escolhida pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura.

Logo após o desfile, a comissão julgadora anunciou os nomes das três carroças vencedoras do concurso edição 2014: 1º lugar – Buscapé, 2º lugar – Asa Branca. 3º lugar – Os Reis. Já as ruas vencedoras foram: Alto Boa Vista (1º lugar), Alto Fonseca (2º lugar) e Rua São Pedro (3º lugar). Todas receberam premiação em dinheiro da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Segundo alguns críticos, a realização da festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, na mesma data em que foi realizado o Forroçúcar, prejudicou a tradicional festa junina de Pão de Açúcar, na orla fluvial, pois a programação no arraial só tinha início quando terminava a programação festiva da Paróquia.

 

Procissão fluvial de São Pedro

A procissão fluvial de São Pedro foi realizada, neste domingo (29), com muito sucesso. Com saída da Igreja de São Pedro, localizada na Praça São Pedro, no centro de Pão de Açúcar, o cortejo religioso carregando a imagem do padroeiro dos pescadores seguiu às 08:00 horas para o rio São Francisco.

Uma multidão de fiéis acompanhou a procissão que teve a participação de diversas embarcações e teve a cobertura da TV Gazeta de Alagoas. A organização do evento  ficou sob a responsabilidade da Paróquia local, Colônia de Pescadores, Comunidade Católica de São Pedro, Associação dos Lancheiros e Prefeitura de Pão de Açúcar. O prefeito Jorge Dantas participou da procissão.

 

Jorge Dantas desmente boatos sobre demissões

O prefeito Jorge Dantas concedeu, sexta-feira (27), uma entrevista à reportagem do Programa O Município em Foco e desmentiu notícias e boatos postados em sites e redes sócias dizendo que o chefe do Executivo municipal irá demitir e exonerar servidores concursados, prestadores de serviços e comissionados da Prefeitura de Pão de Açúcar, em razão da crise provocada pela redução dos recursos do FPM.

Jorge Dantas confirmou que a Prefeitura de Pão de Açúcar e as demais do estado de Alagoas estão mergulhadas numa crise sem precedente provocada pela falta de sensibilidade do  Governo Federal, principalmente no tocante à redução dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) e de outros programas federais.

Segundo Jorge Dantas, ele declarou à imprensa, na qualidade de presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o que ouviu de alguns prefeitos de Alagoas com relação à crise vivida pelas prefeituras.

Entretanto, com relação à Prefeitura de Pão de Açúcar, jamais declarou que haverá demissões e exonerações, pois até o momento está dando para mantê-los em seus respectivos serviços, embora não nega que a crise tende a aumentar em todas as prefeituras do Brasil, pois a Presidente Dilma Roussef não irá atender em 2014 as reivindicações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), isto é, somente em 2015 e 2016 algumas reivindicações serão atendidas pelo Governo Federal.

“O que houve foi uma má interpretação de alguns jornalistas com relação a uma declaração que fiz como presidente da AMA”, disse Jorge Dantas.

 

 Hélio Fialho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *