Nicolas Sarkozy é detido para interrogatório por tráfico de influência

1O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido para interrogatório nesta terça-feira, algo inédito para um ex-chefe de Estado francês, como parte de uma investigação por suspeita de tráfico de influência.

A prisão preventiva para interrogatório ocorre no momento em que aumentam na França os rumores sobre a vontade de Sarkozy de voltar à política e de tentar recuperar a liderança do partido conservador UMP.

Os investigadores da brigada anticorrupção da Polícia Judicial poderão interrogar o ex-presidente conservador (2007-2012) durante 24 horas, e podem ampliar esse prazo.

No fim dos interrogatórios, Sarkozy pode ser liberado sem acusações ou transferido para um tribunal de instrução para que um processo seja iniciado.

Sarkozy e, antes dele, o ex-presidente Jacques Chirac foram indiciados pela justiça, mas nunca colocados em detenção preventiva para interrogatório.

Sarkozy chegou às 08h00 locais (03h00 de Brasília) à sede da direção central da Polícia Judicial (DCPJ) em Nanterre, subúrbio de Paris.

Nesse local estão detidos desde segunda-feira seu advogado, Thierry Herzog, e dois altos magistrados da Procuradoria da Corte de Cassação, Gilbert Azibert e Patrick Sassoust.

Os investigadores querem saber se Sarkozy tentou obter, com a ajuda de seu advogado, informações de um magistrado prometendo em troca um cargo de prestígio.

Além disso, como parte de uma investigação iniciada em 26 de fevereiro, os investigadores querem averiguar se Sarkozy foi informado ilegalmente de que a justiça havia autorizado a escuta de suas conversas por telefone.

A decisão de grampear os telefones de Sarkozy havia sido tomada em setembro do ano passado pelo juiz que investiga as acusações de financiamento de sua campanha eleitoral em 2007 pelo líder líbio Muammar Kadhafi.

 

AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *