Lei Seca já abordou mais de 18 mil motoristas em dois anos de vigência

large (3)A Lei Seca completou no último sábado (28) dois anos de vigência em Alagoas. Neste período, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) – em parceria com outros órgãos fiscalizadores -, vem intensificando as abordagens aos condutores com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito em todo o Estado.

Ao todo, 18.244 motoristas já foram abordados, 1.710 CNHs foram recolhidas, 1.001 carros foram apreendidos e 238 condutores foram presos em flagrante por crimes de trânsito.

O dispositivo legal é parte que integra o Plano Brasil Mais Seguro – Alagoas e o Plano Nacional de Segurança Pública. A lei, no entanto, foi atualizada em dezembro de 2012 e passou a considerar crime de trânsito a condução de veículos sob influência de álcool – quando ultrapassado 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expirado – ou outra substância psicoativa que determine dependência.

A infração prevista para quem estiver alcoolizado ou se negue a fazer o teste do etilômetro é classificada como gravíssima, acarretando a perda de sete pontos na CNH mais multa de R$ 1.915,40. O motorista terá, ainda, que responder um processo administrativo no Detran/AL, podendo ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de passar por curso de reciclagem e prova.

De acordo com o coordenador setorial de Segurança no Trânsito, Emerson Dantas, a Lei Seca é um instrumento estratégico para evitar acidentes. “As operações, sem dúvidas, têm contribuído para a redução no número de sinistros em Alagoas. As fiscalizações e restrições previstas colaboram para conscientização da sociedade e poupam que vidas sejam perdidas no trânsito”, analisa.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *