Agricultores com perdas devem fazer vistoria do Garantia-Safra

1As prefeituras e agricultores dos municípios alagoanos que aderiram ao Garantia-Safra têm até o dia 28 de agosto para solicitar vistoria à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O procedimento se faz necessário para aqueles que apresentarem indícios de perda média da safra igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) nas lavouras por conta de seca ou excesso de chuvas.

A iniciativa é padrão para solicitar formalmente à Secretaria de Agricultura Familiar, por meio do Sistema Garantia-Safra – Verificação de Perdas, a vistoria das lavouras de agricultores aderidos no plano e indicação do técnico vistoriador.

De acordo com o coordenador Estadual do Garantia Safra, José Antônio dos Santos, este prazo não será prorrogado. “Por isso é tão importante que os nossos parceiros que contribuem para o sucesso do Garantia-Safra em Alagoas não deixem de cumprir esta obrigação”, reforçou o coordenador.

O município que deixar de enviar os laudos perde a cobertura do programa. A adesão ao Garantia-Safra garante que em caso de perda de 50% ou mais da próxima plantação, provocada por seca ou excesso de chuvas, cada agricultor recebe um seguro no valor de R$ 850,00, divididos em cinco parcelas.

O Garantia-Safra está disponível para as culturas de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho, desde que cultivadas em áreas que variem entre 0,6 e 10 hectares, sem irrigação, em municípios do Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira ou região Agreste.

“Este programa é um incentivo aos produtores e faz parte das ações que objetivem o desenvolvimento de políticas públicas a favor do homem do campo e esta é uma das grandes preocupações do governo do Estado”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e do

Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior. Ele acrescenta que as prefeituras e pessoas envolvidas neste processo devem ficar atentas aos prazos e obrigações para não perder o direito pelo Garantia Safra.

Mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário ou pelo 82 3315 3668.

 

Agência Alagoas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *