Treinamento de policiais terá simuladores virtuais de tiros
As polícias Civil e Militar de Alagoas terão aparelhos simuladores virtuais de tiro para treinamento e especialização de seus servidores. O contrato para aquisição de dois stands foi assinado na manhã desta quarta-feira (25) pelo secretário da Defesa Social, Diógenes Tenório. A aquisição está inserida no programa de governo Alagoas Tem Pressa cujo foco é a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.
Os Sistemas de Capacitação e Treinamento Policial em Situação de Enfrentamento são compostos por hardwares e softwares que permitem simular a realização de tiros com o armamento portátil real das polícias, como pistolas, carabinas e fuzis, sem utilizar munições reais. Cada aparelho permite simulação de tiros por até quatro atiradores em uma distância de até 25 metros.
Diversas situações de treinamento podem ser configuradas, inclusive em ambientes que simulem situações de combate. Além disso, os policiais poderão verificar o nível de aproveitamento operacional e suas possíveis falhas para correção.
Na aquisição dos aparelhos, o Governo do Estado está investindo R$ 1.430.000.00. O objetivo do investimento é a valorização profissional, intensificar ações de prevenção à violência e diminuir ações criminosas com foco no combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
“Esses aparelhos serão de grande valia tanto pelo treinamento qualitativo e repetitivo que o policial terá quanto pela economia financeira que ele representa. É uma aquisição de grande significado porque todos os efeitos do tiro são simulados dispensando o uso de munições de verdade”, destacou o secretário Diógenes Tenório.
No simulador virtual o policial será submetido a situações complicadas de risco de morte como sequestro, ocorrências em ambientes