São João em Palmeira, o resgate dos festejos nos bairros
O São João em Palmeira dos Índios não será marcado por apresentações de grandes bandas, mas, pelo resgate das verdadeiras tradições juninas, com palhoções, quadrilhas, a família reunida em volta da fogueira ao som do tradicional forró e regada a comidas e bebidas típicas da época.
Neste dia 23, as festividades acontecem em várias comunidades, que já estão prontas para reunir os moradores e amigos. A união dos moradores para resgatar os bons tempos dos “arraias” foi fundamental e a festa é de todos.
No Povoado Lagoa do Rancho dos Marinheiros, a festa tem início com a apresentação da quadrilha Quente e Arrochado, formada por jovens da região. Segundo João Teixeira, a festa promete ser uma das melhores dos últimos anos. Após a apresentação da quadrilha, o público vai dançar muito forró ao som das bandas Body Flash e Os Playboys do Forró.
Os bairro Vila Nova, Cafurna, Sítio Amaro, Canafístula entre outros, também estarão realizando os festejos.
No bairro Palmeira de Fora, a abertura dos festejos tem início logo mais a noite, com a presentação das quadrilhas “Mala sem Alça” e a da “Melhor Idade da Unimed”. Logo em seguida muito forró com o Trio Nordestão, fazendo um tributo aos mestres do forró. Na terça-feira (24), a festa em Palmeira de Fora tem sequencia com apresentações de quadrilhas e em seguida banda Sintonia Show.
Quadrilha Pé de Serra (Maceió), Forró Pé de Serra e a Banda Aprovados do Forró serão as atrações do São João da Rua Lauro de Almeida, também conhecida como Rua da Mangueira. A iniciativa, visa resgatar os antigos festejos na referida rua, que já foi o “point” preferido para quem procurava dançar o autentico forró.
Ambulantes comemoram a chegada da data. Nos locais onde acontecem as festas, o comércio de bebidas, comidas e fogos de artifícios, gera uma renda extra para estes pequenos comerciantes, que não precisam se deslocar para outras cidades.
Por Estadão Alagoas/Foto Júlio Cezar (face)