Crédito influencia crescimento do setor Serviços em Alagoas
A receita do setor de serviços fechou o mês de abril com crescimento nominal de 6,2%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, acumulando nos quatro primeiros meses de 2014 uma expansão de 8% em todo o Brasil. Em Alagoas, esta estatística ficou a cima do registrado no país com um crescimento de 10,1% em abril.
Um dos motivos para o crescimento deste setor da economia foi o aumento de linhas de crédito e liberações de recursos para as empresas alagoanas prestadoras de serviços. Desde o início do segundo semestre de 2013, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas vem criando possibilidades de financiamento para empresas deste setor. Foram mais de R$ 2,7 milhões investidos em crédito desde o ano passado.
Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o setor de serviços tem hoje uma importante representação para a economia brasileira e o seu crescimento é visto como uma promessa para o desenvolvimento do País.
“O setor representa atualmente, por exemplo, cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é o maior gerador de empregos formais do País, portanto vale todo e qualquer esforço para investir e fortalecer as empresas alagoanas que trabalham neste ramo”, enfatizou Quintiliano.
Transporte Complementar
Em Alagoas, durante todo o ano de 2013, grande parte das liberações da Desenvolve foram voltadas para o setor de serviços. A estatística foi motivada pelo Programa de Apoio ao Fortalecimento do Transporte Complementar de Alagoas que, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços do Estado (Arsal), proporcionou um investimento de mais de R$ 2,5 milhões em crédito.
“Este ano a tendência é o setor serviços se fortalecer ainda mais em Alagoas, graças à segunda licitação do transporte complementar e aos nossos novos investimentos em liberações de crédito para o setor”, destacou Antonio Carlos Quintiliano.
Outro fator que corrobora para a posição do setor é que as atividades de serviços exercem papel importante no desempenho de outros setores da economia, principalmente o industrial. No acumulado do ano, Alagoas registra crescimento de 8,1% e de 9,1%, quando se trata do acumulado dos últimos doze meses. A estatística foi apresentada, na última terça-feira (17), pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Redação com agência Alagoas