Parceria com a Justiça vai atender detentos dependentes químicos
O encerramento do Seminário Regional de Políticas sobre Drogas e Boas Práticas no Sistema de Justiça foi marcado, nessa terça-feira (10), pela assinatura do Termo de Cooperação que une oficialmente, em Alagoas, o Governo do Estado e a Justiça no trabalho de recuperação de dependentes químicos dentro do sistema prisional. A Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz) e o Tribunal de Justiça de Alagoas assinaram o documento, que firma a parceria para acolher presos com perfil de dependência química.
O Termo de Cooperação viabiliza o atendimento e acolhimento dos dependentes químicos oriundos da 15ª e da 16ª Vara Criminal da Capital e de Juizados Especiais Criminais da Capital. As parcerias, agora oficializadas, vinham sendo discutidas e apresentadas aos magistrados das varas e juizados desde o início do ano, quando os juízes foram conhecer de perto o projeto Acolhe Alagoas.
“A assinatura formaliza uma parceria que vinha se desenhando ao longo dos meses. Com o acordo, poderemos recuperar essas pessoas e interferir na causa primeira do delito ou reincidência, que é o cometimento de crimes motivado pelo uso de drogas”, afirmou o secretário da Paz, Adalberon Sá Júnior.
Em nome do TJ, assinaram o termo o vice-presidente do Tribunal, desembargador Tutmés Airan, e os juízes Celírio Adamastor e Cláudio José Gomes.
Redação com assessoria