Procon fiscaliza estabelecimentos de vendas de fogos
Com a chegada das festas juninas, o Procon/AL iniciou nesta terça-feira (10) a Operação Fogos de Artifícios, que fiscaliza os estabelecimentos de vendas de fogos, em Maceió. O primeiro local vistoriado foi o Bazar Cacique II, no Centro da Cidade. O objetivo da ação, que se estende até o fim deste mês, segundo a coordenadora de fiscalização do Procon Karina de Oliveira, é garantir a defesa e proteção do consumidor.
Na vistoria é verificada a identificação do fabricante, data de validade do produto e informações para os consumidores, armazenamento e equipamentos de segurança. Em casos de irregularidades, os produtos serão apreendidos. “No caso de irregularidades, o Procon toma as providências de autuação do órgão e recolhe os fogos para um deposito”, diz o comandante de Bombeiros, Roberto Wanderley.
Os fiscais também reforçaram as informações que devem ser prestadas aos consumidores. “Categoria “A” é para crianças, categoria “B” de 12 a 18 anos, “C” acima de 18 anos e categoria “D” para profissionais”, afirma Karina de Oliveira. “Mesmo que os fogos sejam para crianças é bom que estejam acompanhadas pelo responsável”, recomendam. O Procon contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Controle e Convívio urbano (SMCCU) .
Redação com assessoria