Consulta ao primeiro lote do IR deve começar nesta segunda

download (1)A Receita Federal abre, nesta semana, as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, que será pago em 16 de junho. A expectativa é de que o volume liberado supere o recorde de R$ 2,7 bilhões do ano passado, podendo chegar a R$ 3 bilhões. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas devem ser contempladas, com prioridade para aposentados e pensionistas e declarantes com mais de 60 anos. O Fisco ainda estava processando os dados da devolução na última sexta-feira, mas é quase certo que a checagem dos dados começará nesta segunda-feira. O prazo final para esse processo é o dia 13.

Apesar de não admitir oficialmente, o governo espera que os bilhões que cairão nas contas dos brasileiros nos próximos dias ajudem a aquecer a economia neste mês de Copa do Mundo. As projeções do mercado para a expansão da economia no ano estão cada vez mais próximas de 1%. O pessimismo aumentou depois de o primeiro trimestre mostrar avanço de apenas 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Boa parte dos especialistas prevê queda da atividade no segundo trimestre.

Na avaliação do economista Raul Velloso, não há motivo para empolgação com o dinheiro da restituição, pois as famílias estão muito endividadas e a inflação alta (6,37% no acumulado de 12 meses) corroeu o poder de compra. “Não será nada espetacular. As pessoas sabem de quanto é a restituição e não mudarão os hábitos por conta desses recursos”, diz. O professor de Finanças do Insper, Michael Viriato, também não acredita que os consumidores sairão às compras assim que receberem o dinheiro do Fisco. “O melhor que se tem a fazer será pagar dívidas, pois os juros estão muito altos, e poupar o restante”, ressalta.

 

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *