CARPIL recebe representantes do Instituto Ambiental Brasil Sustentável

A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL) recebeu a equipe de comunicação do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) na última sexta-feira (06).

IMG_1249O intuito da visita, coordenado por Maiti Fontana, consultora e engenheira ambiental, foi realizar filmagens e fotografias, além de conhecer o trabalho da Carpil com a “Recuperação de Nascentes” realizada pela Carpil.

Em 2013, a Carpil foi contemplada na categoria de tecnologia social, pelo Prêmio Mandacaru, que foi realizado em sua primeira edição, pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação (Aecid) e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinado à Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido.

O documentário sobre o trabalho da Carpil, através do programa Sombra e Água Viva deverá ser utilizado para replicação, ampliação ou consolidação da tecnologia desenvolvida.

Para a consultora do IABS, Maiti Fontana, “o trabalho realizado pela cooperativa no tocante à recuperação de nascentes, é muito importante, por que evita doenças e transforma águas sem tratamento, em água potável até mesmo para o consumo, além do excedente, ser utilizado na produção dos agricultores”.

 

Visitas

A primeira visita realizada pelos representantes do IABS, acompanhados pelo presidente da Carpil, Luciano Monteiro, foi à propriedade de José Roberto Pereira de Lima, mais conhecido como “Catatau”, localizado na aldeia indígena da Cafurna de Baixo.

Lá, a equipe pode constatar o benefício que a recuperação de nascente levou até aquela família. Além de utilizar a água para consumo, a família de Catatau, utiliza o excedente para os quintais produtivos. Na pequena horta, o agricultor cultiva hortaliças e tira o sustento para a família. “A recuperação dessa nascente foi a melhor coisa que aconteceu, é através dela que utilizamos a água, que plantamos e tiramos nosso sustento, que  comemos e vivemos de forma saudável” afirmou o Índio.

Veja o depoimento do agricultor José Roberto Pereira sobre os benefícios da recuperação de nascente.

Na sequência, a equipe visitou a comunidade Peri Peri, no município de Tanque D´arca, à propriedade do agricultor, José Alves Silva mais conhecido como “Zezinho Martiniano”, que recepcionou a equipe com o secretário municipal de agricultura, Cícero Fernandes e de técnicos.

Para “Zezinho”, a recuperação de nascente em sua propriedade, serviu para evitar danos à saúde e incrementar a produção. “Com essa nascente recuperada, evito doenças porque graças a Carpil temos água potável para beber, fora isso, utilizo o excedente para regar o meu quintal produtivo”, ressaltou.

p13Luciano Monteiro disse que o programa de Recuperação de Nascentes atrelado aos Quintais Produtivos vem colhendo resultados positivos. “O projeto de recuperação das nascentes, na rota de atuação da Carpil, em parceria com o IABS, na bacia do Rio Coruripe vem sendo ampliado pela importância para a preservação da natureza e do Meio Ambiente e, sobretudo para a melhoria de vida da população e o aumento na produção de frutas e hortaliças proporcionando emprego e renda; é uma honra receber essa equipe do instituto aqui, para comprovar e mostrar para outros estados, que esse trabalho funciona e vem salvando vidas”, finalizou.

Tecnologia

O Programa Sombra e Água Viva foi implantado inicialmente como política pública em Palmeira dos Índios, por intermédio da recuperação de nascentes e das tecnologias adquiridas da Coopavel no Paraná.

A CARPIL iniciou o Programa de Recuperação em 1995, sendo o mesmo transformado no Programa Sombra e Água Viva, que tem com objetivo principal a recuperação de Nascentes e a implantação dos Quintais Produtivos e Medicinais, em 2010.

Hoje a CARPIL já recebeu cinco Prêmios Nacionais e um reconhecimento Intencional. A equipe da CARPIL participa de vários seminários e eventos nacionais repassando o programa.

As atividades foram sendo ampliadas e incorporaram o Projeto Quintais Produtivos, que melhorou a renda dos agricultores familiares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *