Carpil comemora com atividades, o “Dia Mundial do Meio Ambiente”
Nesta quinta-feira (05/06) foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, instituída como forma de chamar a atenção para a necessidade de proteção e conservação dos recursos naturais, a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Indios (CARPIL) vem realizando entrega de mudas e recuperação de nascentes.
Para o presidente da Carpil, o meio ambiente é de grande importância e a preservação ambiental é uma responsabilidade social. “É uma data importante para refletirmos sobre a responsabilidade que toda a sociedade deve ter na busca pela preservação ambiental e na construção de um mundo melhor. Temos que voltar nossos olhos para o meio ambiente todos os dias, não somente no dia de hoje”, ressaltou Luciano Monteiro.
A CARPIL planejou uma série de ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente que serão realizadas durante todo o mês de junho. Estão programados trabalhos de recuperação de nascentes de água em toda a área de atuação da cooperativa e ações de educação ambiental na mata da Cafurna, com a participação de crianças da rede municipal e particular de ensino, filhos de cooperados e colaboradores.
Recuperação de Nascentes
Os trabalhos de recuperação das nascentes da bacia do Rio Coruripe, desenvolvidos pelo programa Sombra e Água Viva, são realizados na região serrana de Palmeira dos Índios por intermédio da Carpil numa parceria com o Governo do Estado de Alagoas, através da SEMARH e SEAGRI.
O programa foi inspirado no projeto Água Viva, com o objetivo de conscientizar a população rural sobre a importância da preservação das nascentes através da participação do homem. O reflorestamento das áreas degradadas está incluído no projeto, além de capacitar o agricultor para manter de forma saudável essa nova fonte de água limpa e pura.
Este trabalho desenvolvido pelo presidente da Carpil, Luciano Monteiro, lhe garantiu o premio Destaque Ambiental 2010. Em Alagoas, cinco pessoas ligadas à defesa da Natureza e do Meio Ambiente foram contemplados com o prêmio.
As nascentes estão localizadas em pequenas propriedades rurais de produtores de hortaliças. Com esse trabalho, os agricultores passam a utilizar água de qualidade em suas hortas, proporcionando à comunidade palmeirense o consumo de verduras produzidas na região com mais qualidade.
As recuperações são conduzidas por técnicos da CARPIL. Os trabalhos contam com a presença da comunidade, que participa ativamente do processo com a responsabilidade de manter a conservação e preservação do manancial e das melhorias realizadas.
Além da recuperação de nascentes, o projeto envolve ainda um segundo trabalho, os “Quintais Produtivos.”
A iniciativa contempla famílias do Sítio Amaro, uma área centenária em hortaliças e rica em nascentes, a ampliar suas produções, com a água das nascentes recuperadas.
São parceiros do programa, a Prefeitura de Palmeira dos Indios, Belém, Tanque Dárca, Quebrangulo, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Coité do Noia, junqueiro, Teotônio Vilela, Arapiraca, São Sebastião, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Paulo Jacinto.