Campanha de Doação de Sangue para a Copa começa nesta terça
Salvar a vida das vítimas de Leucemia, de queimaduras, da dengue hemorrágica, de acidentes de trânsito, dos pacientes que irão realizar cirurgias eletivas e dos alagoanos feridos por arma branca e de fogo. Com este objetivo, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam nesta terça-feira (3), a Campanha de Doação de Sangue para a Copa, que tem como slogan: “Doe Sangue e Faça o Gol da Vida”. Os doadores receberão camisas com as cores da seleção brasileira.
Por meio da ação, que vai ocorrer até o dia 11 de junho, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas espera triplicar o número de doações diárias, já que no Hemoal e Hemoar são coletadas geralmente 35 bolsas de sangue. Com isso, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, são esperadas cerca de 100 doações a cada dia da campanha, que acontece visando reforçar o estoque para atender o aumento das transfusões durante a copa do mundo, festas juninas, feriados e férias de julho.
“Não bastasse o aumento do número de feridos nos acidentes de trânsito e por arma branca e de fogo, ainda temos aumento no percentual de queimados com fogos de artifício e nas fogueiras juninas. Por isso, é necessário, captarmos um número expressivo de doações de sangue durante a campanha para que possamos atender a todas as transfusões do mês de junho, além de formamos um estoque estratégico para fornecermos sangue em caso de intercorrências”, explica Verônica Guedes.A diretora do Hemoal salienta que a doação de sangue não traz riscos à saúde, já que todo material utilizado é descartável.
Quem pode doar
Para doar sangue no Hemoar e no Hemoal, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, comparecer às unidades portando um documento de identificação com foto e comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .
O Hemoal unidade Trapiche funciona na Rua Dr. Jorge de Lima, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Já o Hemoal Farol, está localizado no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Quanto ao Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Abertura da Campanha
No Hemoar, a cerimônia de lançamento da Campanha acontece às 8h, com a presença da gerente da unidade, Fabrícia Barreto. Já no Hemoal, a solenidade acontece às 9 horas, quando será premiado o estudante Newdson dos Santos, da Escola Municipal Antídio Vieira, que foi o autor da logomarca e slogan da campanha.
Durante o último mês de abril, o Hemoal realizou um concurso na Escola Antídio Vieira, onde 28 anos alunos criaram logomarcas e slogans que estarão na camisa a ser entregue aos doadores. O concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió.
Agência Alagoas