Romeiros visitam Canafístula pelos17 anos de morte de Frei Damião
O distrito de Canafístula na cidade de Palmeira dos Índios, realizou a 17º edição da Romaria de Frei Damião neste domingo (01). Todos os anos, os romeiros realizam caravanas para renovar a fé, pela morte do frei capuchinho.
O evento contou com uma programação religiosa e festiva que inclui apresentações artísticas, culturais, barracas de artesanato e comidas típicas, além de missa campal na associação de Frei Damião. A romaria começa pela madrugada, com o canto do ofício realizado por grupos religiosos da cidade, seguindo o restante do dia com a extensa programação.
O ponto alto das comemorações foi a missa a missa campal celebrada pelo Pe. Aloísio.
Uma multidão de romeiros visitaram o distrito de Canafístula com caravanas advindas de cidades e estados circunvizinhos. O encontro anual de romeiros consegue mobilizar e reunir em um só lugar mais de 20 mil peregrinos, que seguem em procissão pelas ruas de Canafístula.
Os fiéis vão ao município rezar e agradecer por benções recebidas, além de deixar para sempre na casa das promessas, roupas, retratos e objetos feitos em madeira e gesso representando órgãos do corpo humano.
A romaria do Frei Damião ainda garante a geração de empregos informais de barraqueiros, ambulantes, comerciantes e artesões que se deslocam para a cidade com o objetivo de vender ou prestar serviços aos turistas. Durante a romaria, a economia do comércio local também é fortalecida com a injeção de recursos nas atividades locais.
Servindo como ponto de visitação a todos que procuram o local para fazer os seus pedidos ou simplesmente agradecer as preces atendidas, o santuário ostenta uma escultura do Frei Damião.
Passaram pelo evento várias autoridades da política alagoana, inclusive o senador da Republica, Fernando Afonso Collor de Mello, que acompanhado de sua esposa participou da missa com o ex-deputado federal Antonio Ferreira de Andrade (presidente Associação Beneficente Frei Damião).
Redação Estadão Alagoas
Foto: Bispo Filho
Boa tarde, meu nome é Rafaela estou no 6º período do curso de Turismo- Ufal Polo Penedo. Fui uma vez a canafístula e desde então fiquei muito curiosa sobre a história do local . Bom, eu gostaria de ir aí conhecer e ter um pouco mais de contato com a cultura local, economia e etc, pois me surgiu a curiosidade de realizar meu trabalho de conclusão de curso a respeito do Turismo religioso presente aí. Primeiramente quero saber se no povoado existe algum local onde eu possa ficar hospedada. Desde já, obrigada. Aguardo notícias.
082 91883042
Bom dia Rafaela!!!
O distrito de Canafístula não dispõe de local para hospedagem, mas existe a Associação Frei Damião que poderá te dar esse suporte.
Favor entrar em contato no telefone 9650-8347 e falar com Jorge Vieira. Ele lhe dará maiores detalhes.