Vereador assume Prefeitura de Major até nova eleição
A campanha eleitoral anda solta na cidade de Major Isidoro, sertão alagoano, sobretudo agora com o afastamento da prefeita Santana Mariano, ocorrido nesta quinta-feira, por determinação do TRE/AL.
Nessa sexta-feira, quem assumiu a Prefeitura, foi o vereador Arnaldo Jerônimo, na qualidade de presidente da Câmara. Haverá uma nova eleição ainda este ano. Na verdade a então prefeita enfrenta essa amargura, por conta da incompetência de sua assessoria, que no período eleitoral permitiu que seu vice, Doca Alves permanecesse na chapa desfalcado de alguns documentos exigidos pela Justiça Eleitoral.
Esse foi o motivo de seu afastamento; que, aliás, houve muita morosidade por parte do TRE/AL, que sabia dessa irregularidade por meio de denúncia da oposição desde o dia da posse. A prefeita passou quase 17 meses no cargo, assim como seu vice, que mesmo irregular, tinha seu salário R$ 8.041.50 todos os meses.
Informações dão conta de que uma nova eleição deverá ocorrer dentro de dois meses. Por conta disso, a própria Santana Mariano disse que está em plena campanha, respaldada, segundo ela, com o novo perfil que deu na administração pública. O ex-prefeito Ítalo Amaral, que teve a sua reeleição barrada em face da vitória de Santana em outubro de 2012, não abre mão de sua candidatura.
Por sua vez, o empresário Daniel do Leite está formando um terceiro grupo para entrar na parada, inclusive com o aval do deputado Antônio Albuquerque. Nesta sexta-feira, a cidade parou para acompanhar a posse do novo prefeito, trata-se de Arnaldo Jerônimo (PSC). É aliado de Santana Mariano e interinamente vai ocupar a função, na qualidade de vereador e presidente da Câmara.
Edmilson Teixeira