Campanha oferece testes gratuitos para HIV e outras DSTs em Palmeira

137769_ext_arquivoA “Campanha Fique Sabendo”, proposta pelo Ministério da Saúde, traz para o município os kits necessários para realização de testes rápidos para detectar tais doenças. A campanha será realizada nos postos de saúde dos principais bairros do município em dias alternados, onde contará com profissionais capacitados para passar todas as informações para quem quiser fazer o teste.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Rebeca de Oliveira, a presença desses profissionais é fundamental, pois haverá um pré e um pós-aconselhamento para cada pessoa que queira realizar o teste. “Cada pessoa deverá passar por essas duas etapas, por mais que não esteja contaminada com alguma DST, pois esse aconselhamento faz parte de todo o processo que o teste oferece”, ressaltou a coordenadora.

A secretaria tem capacitado seus profissionais para que a campanha tenha os resultados esperados, identificar as pessoas que estão infectadas e assim poder oferecer todo o aconselhamento e acompanhamento necessário, para que essas pessoas recebam o tratamento médico devido. Ainda de acordo com a coordenadora, algumas pessoas sabem que tem alguma doença, mas tem vergonha ou medo de irem ao posto de saúde e procurar tratamento, sendo que a coordenadora ressalta a importância e segurança de procurar uma unidade de saúde. “Todos os nossos profissionais estão preparados para realizar esse teste em total segurança e sigilo, por isso a importância do pré e pós-aconselhamento”.

Para fazer o teste basta se dirigir a um posto de saúde do bairro em que a pessoa reside e realizar o teste. Não há faixa etária para realizar o teste, qualquer pessoa pode realizá-lo, se for menor, basta levar um responsável. A secretaria de saúde espera atender um número considerável de pessoas, e assim levar prevenção e o tratamento correto para as pessoas que venham a ser diagnosticadas com algum tipo de doença sexualmente transmissível.

O teste

O teste é rápido e parecido com um teste de medição de glicemia, basta uma gota de sangue retirada do dedo e dentro de 10 minutos a pessoa recebe o resultado. O teste é fidedigno e não apresenta resultados falso-positivo ou falso-negativo. Se a pessoa apresentar alguma doença será encaminhada para o tratamento correto e terá acompanhamento de profissionais em conjunto com a Secretaria de Saúde do município.

 

Com informação assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *