Dilma é a quarta mulher mais poderosa do mundo
O ranking anual da revista Forbes com as 100 mulheres mais poderosas do mundo traz a presidente Dilma Rousseff na quarta colocação. No ano passado, ela ocupou o segundo lugar, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel.
“Rousseff criticou os Estados Unidos durante o discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU no ano passado pela espionagem e cancelou uma visita de Estado, após informações de que a NSA interceptava seus e-mails”, destaca a revista.
Neste ano, ficaram à frente da brasileira a própria Merkel, a presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, e filantropa Melinda Gates, co-presidente da Fundação Gates e mulher de Bill Gates.
No quinto lugar aparece a presidente do FMI, Christine Lagarde. Outras duas brasileiras estão no ranking deste ano. A presidente da Petrobras, Graça Foster, aparece na 16º posição. Já a modelo Gisele Bundchen fica no 89º lugar.
Curiosamente, ao menos para mim, é a presidente argentina, Cristina Kirchner, ficar à frente da presidente chilena, Michelle Bachelet. Enquanto Cristina é a 19ª, Michelle fica em 25º. Eu sou mais Bachelet.
O top 10 da revista é o seguinte:
1. Angela Merkel (primeira-ministra da Alemanha)
2. Janet Yellen (presidente do Fed)
3. Melinda Gates (co-presidente da Fundação Gates)
4. Dilma Rousseff (presidente do Brasil)
5. Christine Lagarde (presidente do FMI)
6. Hillary Clinton (política, ex-primeira dama e ex-secretária de estado dos EUA)
7. Mary Barra (CEO da GM)
8. Michelle Obama (primeira-dama dos EUA)
9. Sheryl Sandberg (chefe operacional do Facebook)
10. Virginia Rometty (CEO da IBM)
Aqui você confere o ranking completo das 100 mais poderosas.