Servidores da saúde realizam protestos pela ruas de Palmeira
Servidores da Saúde de Palmeira dos Índios, realizam uma grande manifestação pelas principais vias do município nesta quarta-feira (28). Os funcionários públicos protestaram contra a falta de diálogo com o município.
A Concentração aconteceu no Cruzador no bairro de São Cristovão com destino a Praça da Independência.
Desse trecho, o grupo foi até a prefeitura cobrar a atenção por parte do Executivo.
O objetivo da mobilização é buscar melhorias para os servidores como o reajuste salarial, e melhorias de condições de trabalho no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão sucateadas, sem a mínima estrutura de atender a população. A saúde em Palmeira dos Índios vem atravessando sérios e graves problemas com a falta medicamento nos postos de saúde da zona rural e urbana do município e a população pobre vem sendo penalizada.
Segundo informações da presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho de Alagoas (Sindprev), Reliete Ramos de Araújo os servidores da saúde já passaram por quatro datas-base sem nenhum aumento real no salário.
“A Saúde do município está doente precisando urgentemente de um tratamento de choque. O povo está sofrendo por conta da intransigência do gestor, que não se dispõe a sentar com a gente e discutir e atender os nossos direitos e proporcionar serviços de qualidade à população”, declarou Reliete Ramos de Araújo.
O município tem vinte e dois PSFs. Cada unidade é composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, nove agentes comunitários de saúde e uma equipe bucal formada por um odontólogo, um técnico de higiene bucal e auxiliar de consultório dentário.
O vereador Márcio Henrique (PPS), vem constantemente cobrando nas sessões da câmara a convocação imediata do secretário Luiz Lobo para explicar sobre a não reposição das perdas dos servidores da Educação do ano de 2013, bem como aos servidores da Saúde sobre as datas-bases. Em entrevista ao Estadão Alagoas, Márcio Henrique falou à respeito dos esclarecimentos por parte do poder executivo.
“Não podemos deixar de responder aos reclames da população, essa situação terá que ser resolvida, esta convocação do secretário de planejamento é importante que se cumpra, devido ao silêncio do município de não responder, as solicitações dos funcionários da saúde, educação e nem aos apelos da Câmara quanto à reposição das perdas salariais”, finalizou o vereador.
Redação Estadão Alagoas